???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2413
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: As representações da mulher na propaganda televisiva brasileira: seus impactos para o exercício da cidadania
Autor(es): Pacheco, Fatiane Fernandes
Primeiro Orientador: Machado, Juliana Brandão
1° Membro da banca: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
2° Membro da banca: Machado, Sátira
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a manutenção do poder patriarcal na sociedade brasileira e suas representações nas propagandas comerciais. Analisa a propaganda da empresa Veja Brasil, “Veja-contra o esfrega-esfrega”, e a do Grupo Petrópolis, com a propaganda “Vai e Vem” da cerveja Itaipava, tornando visível o modo pejorativo que a mulher é exposta ainda hoje na sociedade pelas propagandas comerciais. Alcançando os mais remotos cantos do Brasil, como na cidade de Jaguarão, que está localizada ao extremo sul do Rio Grande do Sul, onde foi acessada por estarem difundidas na rede aberta de televisão. O presente estudo justifica o pensar de como a mulher é retratada na mídia brasileira, reflexionando a manutenção de uma cultura machista que acaba repercutindo em todas as camadas da sociedade brasileira, reforçando as desigualdades entre homens e mulheres. Por isso, a importância de um melhor entendimento acerca das várias narrativas de violação dos direitos humanos e cidadania, contidas no discurso de desigualdade sexual e com o prejuízo para a figura feminina, tornando-se assim imprescindível a quebra de tabus existentes no pensamento e na cultura da sociedade brasileira há centenas de anos, como acontece com o poder patriarcal. A partir das concepções teóricas do patriarcado e de gênero, propõe-se discutir a construção e reprodução do estereótipo da mulher nas propagandas comerciais, refletindo assim, sobre a importância de discursos midiáticos que busquem a equidade de gênero para construção de uma sociedade mais justa.
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo reflexionar sobre el mantenimiento del poder patriarcal en la sociedad brasileña y sus representaciones en las propagandas comerciales. Analiza la propaganda comercial de la empresa Veja Brasil, "Ver-contra el fregadero" y la del Grupo Petrópolis con la propaganda "Vai y Viene" de la cerveza Itaipava, haciendo visible el modo peyorativo que la mujer es expuesta aún hoy en la sociedad por las propagandas comerciales. Alcanzando los más remotos cantos de Brasil, como en la ciudad de Yaguarón, que está ubicada al extremo sur de Rio Grande do Sul, donde fue accedida por estar difundidas en la red abierta de televisión. El presente estudio justifica el pensar de cómo la mujer es retratada en los medios brasileños, reflexionando el mantenimiento de una cultura machista que acaba repercutiendo en todas las capas de la sociedad brasileña, reforzando las desigualdades entre hombres y mujeres. Por eso, la importancia de un mejor entendimiento acerca de las varias narrativas de violación de los derechos humanosy ciudadanía, contenidas en el discurso de desigualdad sexual y con el perjuicio para la figura femenina, tornándose así imprescindible la quiebra de tabúes existentes en el pensamiento y en la cultura de la sociedad brasileña hace cientos de años, como sucede con el poder patriarcal. A partir de las concepciones teóricas del patriarcado y de género, se propone discutir la construcción y reproducción del estereotipo de la mujer en las propagandas comerciales, reflejando así, sobre la importancia de discursos mediáticos que busquen la equidad de género para la construcción de una sociedad más justa.
metadata.dc.subject: Gênero
Patriarcado
Propagandas
Direitos humanos
Cidadania
Género
Patriarcado
Propagandas
Derechos humanos
Ciudadanía
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: PACHECO, Fatiane Fernandes. As representações da mulher na propaganda televisiva brasileira: seus impactos para o exercício da cidadania. 17p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2413
metadata.dc.date.issued: 30-Sep-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
FatianeFernandesPacheco2017.pdfFatiane Fernandes Pacheco 2017575.28 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???