Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2403
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Leitura de textos literários através de ferramentas tecnológicas no espaço da educação integral: uma proposta metodológica
metadata.dc.creator: Martins, Maria Elia Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Andersen, Elenice Larroza
metadata.dc.contributor.referee3: Goulart, Cátia Rosana Dias
metadata.dc.description.resumo: A temática deste trabalho são as novas possibilidades metodológicas de trabalhar a leitura literária utilizando novos suportes, como as ferramentas tecnológicas, apropriando-se do espaço proporcionado pela Educação Integral. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir criticamente sobre a experiência docente na aplicação da Proposta de Leitura Literária através das Ferramentas Tecnológicas no espaço da Educação Integral. A experiência ocorreu no contexto do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, na cidade de Jaguarão-RS, com alunos do Ensino Fundamental, que participaram do Projeto de Educação Integral – Mais Educação. Embasamos nosso estudo com Colomer (2007) para tratar da leitura literária na escola; Lévy (2008) para compreender a cibercultura; Moran (2010) para aludir o uso das tecnologias na escola; Moll (2012) para tratar das questões sobre a Educação Integral. Como resultado deste trabalho, aperfeiçoamos a Proposta Metodológica “Blogados na Literatura” a partir das reflexões críticas construídas na aplicação do projeto piloto, o que poderá auxiliar outros profissionais da educação interessados em trabalhar com a leitura literária.
Abstract: El tema de este trabajo son las nuevas posibilidades metodológicas de trabajo con la lectura literaria utilizando nuevos medios como las herramientas tecnológicas, apropiándose del espacio proporcionado por la Educação Integral. El objetivo de esta investigación es analizar y reflexionar críticamente sobre la experiencia en la aplicación de la propuesta de lectura literaria a través de las herramientas tecnológicas en el espacio de la educación integral. El experimento ocurrió en el Instituto Estadual de Educação Espírito Santo en la ciudad de Jaguarão-RS, con los estudiantes de Ensino Fundamental, que participaron en el Proyecto de Educación Integral - Mais Educação. Embasamos nuestro estúdio en Colomer (2007) para hacer frente a la lectura literaria en la escuela; Lévy (2008) para comprender la cibercultura; Moran (2010) para aludir a la utilización de la tecnología en las escuelas; para hacer frente a las proposiciones de la educación integral, examinamos los estudios organizados por Moll (2012). Como resultado de este trabajo, hemos mejorado la propuesta metodológica “Blogados na Literatura” por medio de las reflexiones críticas desarrolladas en la ejecución del proyecto piloto, lo que podrá ayudar a otros profesionales de la educación interesados en trabajar con la lectura literaria.
Keywords: Leitura literária
Tecnologias
Blog
Educação integral
Ensino
Leitura
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citation: MARTINS, Maria Elia Gonçalves. Leitura de textos literários através de ferramentas tecnológicas no espaço da educação integral: uma proposta metodológica. 111 p. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2403
Issue Date: 14-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dis Maria Elia Martins 2016.pdf2,67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.