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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Letramento acadêmico no ensino médio: uma experiência pedagógica a partir do material didático autoral “Manual do Jovem Pesquisador”
metadata.dc.creator: Palacios, Graciela Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Irala, Valesca Brasil
metadata.dc.contributor.referee1: Irala, Valesca Brasil
metadata.dc.contributor.referee2: Simioni, Taíse
metadata.dc.contributor.referee3: Hinz, Josiane Redmer
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação foi realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, visando a socialização de um produto pedagógico com profissionais da educação, tendo como finalidade prestar contribuições ao processo de ensino e aprendizagem, sobretudo das práticas investigativas na aula de Língua Portuguesa. Dessa forma, esta dissertação traz reflexões acerca do processo de elaboração, implementação e reelaboração de um material didático autoral que buscou dar suporte ao ensino de metodologia científica através de práticas de letramento acadêmico na disciplina de Português, no primeiro ano do Ensino Médio. O produto pedagógico, intitulado “Manual do Jovem Pesquisador”, foi organizado em torno de gêneros da esfera acadêmica, compreendendo as etapas de planejamento, execução e socialização da pesquisa científica. A noção de gêneros (do discurso) adotada é a de raiz bakhtiniana, atualizada para o contexto de ensino de língua portuguesa por Bunzen e Mendonça (2012, p.12), como formas culturalmente estabilizadas de organização textualdiscursiva. Para falar em práticas de letramento, tomou-se como referência a definição de que estas se referem “ao comportamento e às conceitualizações sociais e culturais que conferem sentido aos usos da leitura e/ou da escrita” (STREET, 2014, p. 18). A intervenção foi realizada pela professora-pesquisadora e regente da turma, em uma escola estadual de Porto Alegre, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e teve como objetivos: a compreensão crítica do processo pedagógico levado a cabo, a análise dos principais avanços e dificuldades de aprendizagem identificados ao longo desse processo e o aperfeiçoamento do material. A metodologia que guiou a intervenção foi a da pesquisa-ação, que coloca o desenvolvimento profissional subordinado à relação entre ação, investigação e formação (LATORRE, 2003). Para atender aos objetivos da pesquisa, a análise buscou verificar se houve avanços no uso da língua e na compreensão das práticas de pesquisa através de questionários diagnósticos, de autoavaliação, escritas e reescritas dos gêneros articuladores e da avaliação, feita pelos alunos, do conjunto de tarefas. Quanto aos resultados, foi possível perceber, entre os alunos considerados participativos, um progresso no entendimento do que é e para que serve a pesquisa na escola. Além disso, análise das produções revelou avanços no uso da língua. A implementação do material apresentou seus pontos fortes e fracos e, com isso, foi possível investir na sua reelaboração.
Abstract: This investigations was carried out during the Language Teaching Professional Master's Degree Course, aiming the socialization of a pedagogical product with education professionals, in order to contribute to the learning and teaching process, above all Portuguese Language classes investigative practices process. Thus, this dissertation brings reflections around the elaboration process, implementation and redesign of an authorial teaching material that aimed support scientific methodology teaching trough academic literacy practices in Portuguese subject, in first year of High School. The pedagogical product, named "Young Researcher Manual", was organized around three academic sphere genres, embracing the stages of planning, execution and socialization of scientific research. The adopted speech genre notion belongs to the bakhtinian root and it was updated to Portuguese Language teaching context by Bunzen and Mendoza (2012, p.12), as cultural stabilized textualdiscursive organization shapes. In order to speak about literacy practices, I took as a reference the definition which says that they refer "to the behavior and to the social and cultural conceptualizations that confer a sense to writing and/or reading uses¨. The intervention was developed by the researcher- teacher and class conductor, in a public school in Porto Alegre, with High School first year students and had as objectives: the critical comprehension of the pedagogical process developed, the analysis of the main advances and learning difficulties identified during this process and the material improvement. The methodology that guided the intervention was the action research that places the professional development subordinate to the relation among action, investigation and formation (LATORRE, 2003). For the purpose of reaching the research objectives, the analysis verified if there were advances in language use and in research practices comprehension through diagnostic questionnaires, self evaluation, writing and rewriting of the articulators genres and the set of tasks evaluation made by the students. Considering the results, it was possible to notice, among students who were considered paticipative, an improvement related to the understanding of what it is and what is the research at school for. Furthermore, the analyses of the productions revealed advances on the usage of the language. The implementation of the material presented its strengths and weaknesses and, with that, it was possible to invest in its re-elaboration.
Keywords: Letramento acadêmico
Gêneros
Pesquisa no ensino médio
Material didático autoral
Letramento
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citation: PALACIOS, Graciela Gomes. Letramento acadêmico no ensino médio: uma experiência pedagógica a partir do material didático autoral “Manual do Jovem Pesquisador. 261 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2399
Issue Date: 10-Nov-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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