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dc.contributor.advisor1Farinha, Alessandra Buriol-
dc.creatorMachado, Adalberto-
dc.date.accessioned2018-02-26T20:53:55Z-
dc.date.available2017-07-17-
dc.date.available2018-02-26T20:53:55Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.identifier.citationMACHADO, Adalberto. Diálogos entre turismo e educação: uma proposta de inserção de temas de turismo em escolas públicas de Jaguarão, RS. 31p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2398-
dc.description.abstractEl presente trabajo visa a trazar un paralelo entre educación y turismo,turismo e educación. “Jaguarão” és un municipio que busca un proyecto como una localidad turística, norteado por su patrimonio histórico-cultural, pero que precisa colocar sus ciudadanos dentro de engranaje para que de esta forma, se completa el proceso de transformación y de la proyección del turismo jaguarense. Asíencortando esta distancia, este vácuo, entre el potencial de turismo y el residente, sólo de la falta de pertenencia de este, con los espacios turísticamente disponibles, para que el entendimiento de la necesidad de crear un proyecto que objetiva a Prácticas relacionadas con el turismo en las escuelas públicas de “Jaguarão”. Una metodología utilizada para la elaboración de un trabajo y una investigación cualitativa en el ámbito local y de búsqueda de datos en los artículos publicados en los sitios oficiales, a través de entrevistas fue cuestionado o el interés y la disponibilidad de la ejecución del proyecto en las escuelas del municipio. En la elaboración del proyecto, se utilizaron referencias y ejemplos de proyectos implantados en otras localidades. Fueran observados otros proyectos de educación y turismo que se realizaron en Brasil, como el del municipio de Águas de São Bento. No referencial teórico el trabajo sugiere un nuevo aspecto para el patrimonio público, histórico y cultural, uso de artículos, disertaciones y obras de autoresque comparten de la misma visión enrelación a la utilización del turismo como actividad complementar en educación. Como resultado observamos que una propuesta de cambio de la población de Jaguarão pasa por las escuelas transformando, los alumnos, los gestores del futuro, los vectores de este elemento y el espíritu de protección necesarios para los espacios de potenciales para que asíexista a un municipio realmente preparado para usufruir de sus potencialidades turísticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJaguarão (RS)pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectYaguarón (RS)pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.titleDiálogos entre turismo e educação: uma proposta de inserção de temas de turismo em escolas públicas de Jaguarão, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Francielle de-
dc.contributor.referee2Silva, Alice Leoti da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa traçar um paralelo entre educação e turismo, turismo e educação. Jaguarão éum município que busca projetar-se como uma localidade turística, norteado pelo seu patrimônio histórico-cultural, mas que precisa colocar seus munícipes dentro desta engrenagem para que desta forma, se complete o processo de transformação e de projeção do turismo jaguarense. Assim encurtando esta distância, este vácuo, entre o potencial turístico e o residente,exclusivamente da falta de pertencimento deste, com os espaços turisticamente disponibilizados, foi que surgiu o entendimento da necessidade de criar um projeto que objetive planejar ações que oportunizem a inserção de conteúdos e práticas relacionadas ao turismo em escolas públicas de Jaguarão. A metodologia utilizada para a formatação do trabalho deu-se através de uma pesquisa qualitativa visitando os locais e buscando dados em artigos publicados e sites oficiais,atravésde entrevistas foiquestionado o interesse e disponibilidade da execuçãodo projeto nas escolasdo município. Na elaboração do projeto, foi usado referencias e exemplo de projetos implantados em outras localidades. Foram observados outros projetos de educação e turismo que ocorrem no Brasil, como o no município de Águasde São Bento. No referencial teórico otrabalho sugere um novo olhar para o patrimônio publico, histórico e cultural, utilizando-se de artigos, dissertações e obras de autoresque comungam da mesma visãoem relação a utilização do turismo como atividade complementar na educação. Como resultado observou-se que a proposta de mudança comportamental da população de Jaguarão passa pelas escolas transformando, os alunos, futuros gestores, em vetores deste pertencimento e espírito de proteção necessário aos espaços de potenciais turísticos para que assim exista um município realmente preparado para usufruir de suas potencialidades turísticas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

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AdalbertoMachado2017.pdfAdalberto Machado 20171.04 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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