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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino da língua inglesa através dos multiletramentos: uma proposta para o engajamento de estudantes no ensino fundamental
metadata.dc.creator: Soares, Gisele Lángaro
metadata.dc.contributor.advisor1: Dornelles, Clara Zeni Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Dornelles, Clara Zeni Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Gil, Glória
metadata.dc.contributor.referee3: Assumpção, Simone Silva Pires de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa originou-se da necessidade de se refletir sobre práticas que possam dar novos significados à aprendizagem da Língua Inglesa como língua adicional no Ensino Fundamental. Este trabalho de pesquisa-ação tem como objetivo principal elaborar, desenvolver e analisar uma unidade didática no componente curricular Língua Inglesa norteada pelos fundamentos da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2009; ROJO; MOURA, 2012). Desenvolvida em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em São Gabriel-RS, no ano de 2016 com o intuito de, através da formação de uma Comunidade de Prática (WENGER; SNYDER 2000), ter como resultado um maior engajamento da aluna na aprendizagem de Inglês, a pesquisa fundamenta-se também nos conceitos de Engajamento e Línguas Adicionais (SCHLATTER; GARCEZ, 2012; LEFFA, 2012). A opção metodológica deste trabalho foi pela pesquisa-ação em linguística aplicada, com os papéis de professora e pesquisadora sendo assumidos pela mesma autora. Como professora-pesquisadora, participei diretamente do processo de investigação, construindo, com os envolvidos na pesquisa, meu objeto de estudo. O material didático autoral desenvolvido será disponibilizado para profissionais da área, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem de língua adicional. A análise teve um viés qualitativo e interpretativo e utilizou-se de instrumentos de cunho microetnográfico. Foi usada a microetnografia para a gravação, visualização e análise dos vídeos das aulas por mim dadas durante o projeto (ERICKSON; SHULTZ, 1998). A análise dos dados gerados buscou avaliar em que medida a Unidade Didática elaborada mobilizou, ao ser desenvolvida, efetivamente os conceitos da Pedagogia dos Multiletramentos, bem como analisar o modo como as alunas se engajam no desenvolvimento do projeto, estabelecendo critérios para avaliação deste engajamento e interpretar de que forma os resultados obtidos com a aplicação da unidade didática podem estar relacionados (ou não) à formação de uma Comunidade de Prática na sala de aula de Língua Inglesa. O resultado da análise qualitativa e da discussão dos dados mostrou que a unidade didática fundamentada na Pedagogia dos Multiletramentos levou ao engajamento da maioria das alunas na maior parte do tempo para quererem realizar as tarefas que proporcionassem às mesmas a aprendizagem da língua adicional. Da mesma forma, as tarefas propostas levaram a uma produção baseada na aprendizagem colaborativa que tanto promove o engajamento, assim como este fortalece ainda mais a Comunidade de Aprendizagem.
Abstract: The present research originated from the need to think about practices that may give new meanings to the learning of the English Language as an additional language in Elementary School. This work has as its main objective to elaborate, to develop and to analyze a didactic unit in the curricular component English Language guided by the fundamentals of The Pedagogy of Multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2009; ROJO; MOURA, 2012). Developed in an eighth grade class at a state school in São Gabriel-RS, in the year 2016, with the aim of, through the formation of a Community of Practice (WENGER; SNYDER 2000), to result in a greater engagement of the student in English learning, the research is also based on the concepts of Engagement and Additional Languages (SCHLATTER, GARCEZ, 2012, LEFFA, 2012). The methodological option of this work was by action research in applied linguistics, with the roles of teacher and researcher being assumed by the same author. As a teacher-researcher, I participated directly in the research process, building my object of study with those involved in the research. The developed didactic material will be available to professionals of the language area, contributing to the teaching-learning process of additional language. The analysis had a qualitative and interpretative bias and it was used microetnographic instruments. Microethnography was used to record, to visualize and to analyze the videos of the classes I taught during the project (ERICKSON, SHULTZ, 1998). The analysis of the data generated aimed to evaluate the extent to which the planned didactic unit effectively mobilized the concepts of the Pedagogy of Multiliteracies, as well as to analyze how the students engage in the development of the project, establishing criteria for the evaluation of this engagement and interpret how the results obtained with the application of the didactic unit may be related (or not) to the formation of a Community of Practice in the English Language classroom. The result of the qualitative analysis and the discussion of the data showed that the didactic unit based on the Pedagogy of Multiliteracies led to the engagement of most the students most of the time to perform the tasks that would help them in the learning of the additional language. Likewise, the proposed tasks led to a production based on collaborative learning that both promotes engagement as this latter strengthens the Learning Community.
Keywords: Educação
Ensino de línguas adicionais
Ensino da língua inglesa
Língua inglesa
Língua adicional
Multiletramentos
Engajamento
Comunidade de Prática
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citation: SOARES, Gisele Lángaro. O ensino da língua inglesa através dos multiletramentos: uma proposta para o engajamento de estudantes no ensino fundamental. 211 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2397
Issue Date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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