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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo de recepção da campanha “amor seja como for”
metadata.dc.creator: Mordhost, Sendy Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Grijó, Wesley Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Denise Teresinha da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mérli Leal
metadata.dc.description.resumo: Objetivo do estudo é averiguar quais as leituras e percepções dos militantes do ―Movimento Girassol, amigos na diversidade‖, de São Borja-RS, em relação à campanha ―Amor, seja como for‖. Com esse intuito, a análise da campanha foi feita seguindo o modelo semiótico de Roland Barthes para a análise do texto, da imagem em seu sentido conotativo e denotativo. O marco teórico é estruturado ainda pelo modelo de Codificação/Decodificação, proposto por Stuart Hall, para analisar as leituras dos sujeitos sobre a mensagem midiática e também as mediações culturais, concebidas por Jesus Martín-Barbero e Guilhermo Orozco Gomez, para entender como essas mediações inferem na recepção de uma campanha publicitária. Nos procedimentos metodológicos, a coleta dos dados foi realizada por meio uma perspectiva qualitativa, utilizando observação e entrevista individual, seguindo um roteiro semiestruturado com cinco integrantes do LGBT são-borjense. Assim, podemos observar no trabalho que a mediação que mais esteve presente na recepção foi a competência cultural, com as relações entre sujeitos e identidade regional gaúcha e a relação dos deles com a militância LGBT.
Abstract: Aim of the study is to determine which readings and perceptions of militants of the "Movement Sunflower, friends in diversity", of São Borja-RS, regarding the campaign "Love, anyway." To that end, the analysis of the campaign was made following the model of semiotic Roland Barthes for the analysis of text, image in its connotative and denotative. The theoretical framework is still structured by the model coding / decoding, proposed by Stuart Hall, to analyze the readings of the and also the cultural mediations, designed by Jesus Martin-Barbero and Guillermo Orozco Gomez, to understand how these mediations infer the reception of an advertising campaign. In the methodological procedures, data collection was carried out through a qualitative perspective, using observation and individual interviews, following a semi-structured with five members are LGBT-borjense. Thus, we can see the work that the mediation that more was present at the reception was the cultural competence, with relations between subjects and Gaucho regional identity and the relationship of them with LGBT activism.
Keywords: Publicidade
Identidade
Campanhas publicitárias
Homofobia
Rio Grande do Sul
Advertising
Identity
Homophobia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: MORDHOST, Sendy Carneiro. Estudo de recepção da campanha “amor seja como for”. 66p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2383
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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