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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A complexa estética da publicidade: apropriações do minimalismo em anúncios impressos
metadata.dc.creator: Gomes, Pedro Henrique de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maurício Lavarda do
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mérli Leal
metadata.dc.contributor.referee2: Feil, Gabriel Sausen
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa discute perante a harmonização e apropriação da área da publicidade acerca de vanguardas artísticas, pesquisa busca identificar as características estéticas do movimento minimalista presentes na direção de arte de três campanhas publicitárias. Investiga assim as técnicas visuais – perante o método de analise de imagem – a construção de campanhas veiculadas recentemente no Brasil, como a campanha da Cemig em 2013, Citroën em 2014 e Jeep em 2015, buscando compreender a mensagem visual com características estéticas previamente relatadas com similaridades à luz do minimalismo. Para isso, também analisa a obra artística Harran II (1967), de Frank Stella, identificando os principais elementos estéticos da vanguarda, com base nas técnicas visuais propostas por Dondis (1997) em Sintaxe da linguagem visual. Desta forma, busca estudar relações técnicas e estéticas presentes na direção de arte de tais campanhas e a relação entre movimentos artísticos e publicidade, compreendendo o uso das antigas formas na composição gráfica no contexto atual. Como resultado principal, identificamos que a forma estética das peças gráficas – de forma geral – tem influencias da vanguarda, porém não tem pretensão de serem consideradas obras da mesma.
Abstract: This research discusses before harmonisation and ownership of the publicity about artistic vanguards, research seeks to identify the aesthetic features of the minimalist movement present in the art direction of three advertising campaigns. Investigates the visual techniques – before the method of analysis of image-building campaigns broadcast recently in Brazil, as the campaign of Cemig in 2013, Citroën in 2014 and Jeep in 2015, seeking to understand the visual message with aesthetic features previously reported with similarities in light of minimalism. For this, also examines the artistic work Harran II (1967), Frank Stella, identifying the main aesthetic elements of vanguard, based on visual techniques proposed by Dondis (1997) in syntax of visual language. In this way, seeks to study technical and aesthetic relations present in the art direction of such campaigns and the relationship between artistic movements and advertising, including the use of ancient forms in graphical composition in the current context. As a main result, we identified that the aesthetic form of the graphic pieces – in general – has influences of the vanguard, but there's no claim to be considered the same.
Keywords: Arte minimalista
Publicidade
Campanhas publicitárias
Movimento na arte
Minimal Art
Advertising
Advertising campaigns
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: GOMES, Pedro Henrique de Melo. A complexa estética da publicidade: apropriações do minimalismo em anúncios impressos. 67p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2368
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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