Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2361
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão de pessoas com deficiência auditiva no ensino superior: um relato de experiência
Autor(es): Ávila, Fernanda Pinto
Primeiro Orientador: Simioni, Leonor
1° Membro da banca: Romeu, Daniel Lopes
2° Membro da banca: Silva, Tônia Ribeiro da
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar como se dá a inclusão dos portadores de deficiência auditiva no ensino superior, sua permanência e conclusão deste ensino. Para isso, discute os principais marcos legais brasileiros sobre inclusão; em seguida, diferencia surdez e deficiência auditiva, a partir de Gesser (2009) e Valentini e Bisol (2011; 2012), e trata das necessidades educacionais específicas dos deficientes auditivos, onde fica evidente a falta de literatura específica sobre o tema. Também reflete sobre minha trajetória de estudante portadora de deficiência auditiva e os desafios enfrentados para chegar até aqui. Por fim, apresenta os resultados de questionários aplicados a professores, alunos, assistente social e Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) da UNIPAMPA, nos quais se buscou identificar o número de alunos ingressantes e concluintes em cursos superiores, nesta instituição de ensino, e também averiguar até que ponto as políticas públicas para inclusão dos deficientes auditivos estão sendo asseguradas aos estudantes, e o posicionamento dos professores quanto ao preparo oferecido para o trabalho com este perfil de aluno. Os resultados mostraram que avanços aconteceram em relação à inclusão dos deficientes auditivos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Abstract: Este trabajo tuvo como objetivo investigar como se dá la inclusión de personas con discapacidad auditiva en la educación superior, su permanencia y finalización de esta enseñanza. Para esto, se discuten los principales marcos legales brasileñas en materia de inclusión; a continuación, establece la sordera y pérdida de audición, desde Gesser (2009) y Valentini y Bisol (2011; 2012), y aborda las necesidades educativas específicas de los sordos, donde hay una evidente falta de bibliografía específica sobre el tema. También refleja mi trajetória como estudiante portadora de discapacidad auditiva, y los desafios enfrentados para llegar hasta aquí. Finalmente, se presentan los resultados de los cuestionarios dados a los profesores, estudiantes, asistente social Nucleo de Inclusión y Accesibilidad (NINA) de UNIPAMPA, en la que se trató de identificar el número de estudiantes en la educación superior, en esta institución educativa, y también examinó el grado en que las políticas públicas de inclusión de las personas sordas están siendo asegurados, y la colocación de los maestros y la preparación se ofreció a trabajar con este perfil del estudiante. Los resultados mostraron que las mejoras se produjeron en relación con la inclusión de los discapacitados auditivos, pero todavía hay un largo camino por recorrer.
Palavras-chave: Inclusão
Acesso a educação superior
Permanência
Deficiência auditiva
Ensino superior
Inclusión
Acceso a la educación superior
Discapacidad auditiva
Enseñanza superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: ÁVILA, Fernanda Pinto. Inclusão de pessoas com deficiência auditiva no ensino superior: um relato de experiência. 38p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2361
Data do documento: 20-Jan-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaPintoÁvila2016.pdfFernanda Pinto de Ávila 2016939.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.