Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2359
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A plataforma Patreon como alternativa para financiamento de uma banda independente brasileira
metadata.dc.creator: Goulart, Lucas dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Bonito, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee1: Santor, Fernando Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Belochio, Vivian de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca entender as possibilidades de uma banda independente brasileira se sustentar a partir do financiamento coletivo através da plataforma Patreon. O universo independente se constitui de bandas, estas formando cenas, que produzem suas músicas sem limitações e imposições contratuais que podem ser exigidas por uma gravadora. A plataforma digital Patreon, objeto do nosso estudo, se configura como uma plataforma de financiamento coletivo, mas com especificidade que a diferencia do método anterior, as colaborações dos fãs são pagas a cada mês ou a cada criação do artista inscrito na plataforma, e não por um único produto, tornando mais viável para o artista manter seu trabalho ativo. O uso das redes sociais e outros benefícios que surgem a partir da comunicação através de computadores e da cibercultura é crucial para garantir que os artistas consigam manter os fãs próximos e interessados com o trabalho artístico que está sendo desenvolvido. Nosso estudo aborda teorias que auxiliam na discussão sobre os temas tratados, tais como música independente, marketing, cibercultura, redes sociais e mercado de nicho. Coletamos dados de dentro da plataforma em questão para análise e por fim cruzamos os dados obtidos na discussão teórica com os dados da pesquisa. Por fim, após análise dentro da plataforma, entendemos como a estratégia de financiamento coletivo funciona quando aliada às redes sociais para auxiliar a divulgação e financiamento de um artista independente.
Abstract: This work search to understand the possibilities of an independent Brazilian music bandbe sustained with a crowdfunding strategy, through the Patreon platform. The independent universe is constituted by music band, this bands forms scenes, that produces music without limitations and impositions that can be required by a record company. The Patreon platform, object of our research, is configured like a crowdfunding platform, but with specificity that differentiates it of the previous method, the collaborations that the fans makes are payed every month or every time that the artist post a new song into the platform, not by a unique product, making more viable to the artist keep your work alive. The use of social networks and others tools that comes with the communication through the computer and the cyberspace is crucial to ensure that the artists can keep their fans close and interested in the artistic work that is been developed. Our study addresses theories that helps in the discussion about the themes that are treated, like marketing, independent music, cyberspace and social networks. We collected data of inside of the platform that are discussed for analysis and, in the end, crossed the obtained results in the theoretical discussion with the research data. After analisys into the platform we can understand the strategy of crowdfunding works when allied to the social networks to help the divulgation and the financing of a independent artist.
Keywords: Comunicação
Cibercultura
Música
Plataforma aberta da web
Financiamento de projetos
Patreon
Cyberspace
Music
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: GOULART, Lucas dos Santos. A plataforma Patreon como alternativa para financiamento de uma banda independente brasileira. 62p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2359
Issue Date: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS DOS SANTOS GOULART.pdf689,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.