Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2346
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.creator: Santos, Wellyanna Costa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Moser, Denise Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Maurício Aires
metadata.dc.contributor.referee2: Lima Júnior, Agnaldo Mesquita de
metadata.dc.description.resumo: Pensando na composição da educação brasileira, percebe-se que a Educação Integral, ao longo dos anos, tem sido apresentada ao cenário nacional como uma possível solução, para que se tenha uma educação de qualidade. Desse modo, este estudo se detém a conjecturar sobre como ocorreu as reflexões acerca da Educação Integral, especificamente, no contexto brasileiro. Para tal, será delineado o contexto histórico, tendo em vista seus principais idealizadores, bem como serão detalhados proposições e termos relativos ao tema abordado. Ainda como parte dessa composição, será posto em foco a concepção de educação libertária e suas concepções relativas à educação. Portanto, o foco desta pesquisa incide justamente em ressaltar como a ideia de liberdade está atrelada à vida e obra dos autores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro que contribuíram para a reflexão acerca da Educação Integral no Brasil e também será refletido acerca da educação integral como educação de luta e para vida. Desta forma, tem-se como metodologia a pesquisa com caráter bibliográfico. Sendo assim, configuram-se como arcabouço teórico para a análise de dados, autores como: Gomes (2010), Nunes (2010), Moll (2012), e Cavaliere (2002). Os resultados apontaram que a educação integral passou por um longo processo laborioso até chegar a atual composição. Esta resultou de concepções anarquistas que deram suporte e contribuíram para a reflexão acerca ou em prol de uma educação de qualidade e, com isso, chegou-se à conclusão de que a Educação Integral é uma educação de luta e para a vida, pois, sempre valorizou o conhecimento, a liberdade intelectual, social, econômica e uma educação para todos.
Abstract: Pensando en la composición de la educación brasileña, se percebe que la Educación Integral al largo de los años ha sido presentada al escenario nacional como una posible solución para que se tenga una educación de calidad. De ese modo, este estudio se detiene a conjeturar sobre como ocurrió las reflexiones sobre la Educación Integral, específicamente, en el contexto brasileño. Para tal, será delineado el contexto histórico, teniendo en vista sus principales idealizadores, bien como serán detallados proposiciones y termos relativos al tema abordado. Como parte de esa composición, será puesto en foco la concepción de educación libertaria y sus concepciones relativas a la educación. Por lo tanto, el objetivo de esta pesquisa incide justamente en resaltar como la idea de libertad está relacionada a la vida y obra de los autores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro que contribuyeron para la reflexión sobre la Educación Integral en Brasil y también será reflexionado sobre la educación integral como una de educación de lucha y para la vida. De esta forma, se tiene como metodología la pesquisa con carácter bibliográfico. Siendo así, se configuran como aporte teórico para la analice de dados, autores como: Gomes (2010), Nunes (2010), O Centro de Referências em Educação Integral, Moll (2012), y Cavaliere (2002). Lenoir (2015). Los resultados apuntaron que la educación integral pasó por un longo proceso laborioso hasta llegar a actual composición. Esta resultó de concepciones anarquistas que dieron suporte y contribuyeron para la reflexión en pro de una educación de calidad. Con eso, se llegó a conclusión de que la Educación Integral es una educación de lucha y para la vida, pues siempre valorizó por el conocimiento, libertad intelectual, social, económica e educación para todos para todos.
Keywords: Educação libertária
Educação integral
Educação brasileira
Educación libertaria
Educación integral
Educación brasileña
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: SANTOS, Wellyanna Costa dos. Educação integral: um grito de liberdade. 34p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2346
Issue Date: 14-Jul-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WellyannaCostadosSantos2017.pdfWellyanna Costa dos Santos 2017617,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.