Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2345
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A área de ciências da natureza e o desafio da interdisciplinaridade no ensino médio
metadata.dc.creator: Brandt, Aline Mota
metadata.dc.contributor.advisor1: Hartmann, Ângela Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Nehring, Cátia Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Barlette, Vânia Elisabeth
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho vem ao encontro das necessidades do atual Ensino Médio Politécnico, em vigor desde o ano de 2012 no Estado do Rio Grande do Sul, que ressalta o desenvolver da interdisciplinaridade não só na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mas também nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, durante aulas da parte diversificada do currículo denominadas de Seminário Integrado. O problema de pesquisa, no entanto trata sobre a possibilidade de desenvolver a interdisciplinaridade apenas por um professor. A proposta do trabalho foi o desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) sobre a temática dos transportes, trazendo como problemática o seguinte questionamento: Qual o melhor meio de transporte para vir até a escola, levando em consideração os aspectos ambientais e socioeconômicos? Dentro deste contexto foi desenvolvida a proposta de articulação interdisciplinar dos conteúdos de Física (cinemática), Química (elementos químicos), Biologia (composição dos seres vivos) e Matemática (porcentagem, regra de três simples e transformação de unidades) da 1ª série do Ensino Médio, de modo que os alunos conseguissem relacionar os fenômenos de uma forma integral, e não fragmentada. A proposta foi aplicada em três turmas de 1ª série da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Antônio Kluwe. No primeiro momento houve a apresentação e discussão sobre o contexto da temática (Clichê), seguido de questões levantadas sobre a problemática (panorama), a escolha das caixas pretas e a consulta aos especialistas (sites, revistas, professores). A abertura das caixas pretas foi seguida da produção de um produto complexo (documentário). Por fim houve uma avaliação interdisciplinar sobre a temática para uma melhor avaliação da aprendizagem. Também foram utilizados como forma avaliativa, o portfólio, a apresentação dos trabalhos e a produção dos documentários. O referencial teórico adotado discute o Ensino Médio, o conceito de interdisciplinaridade e a teoria históricocultural de Vigostski. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, teve seus dados analisados quanti-qualitativamente. Foram usados, como instrumentos de pesquisa, o portfólio, um questionário sobre a metodologia das IIR, uma avaliação interdisciplinar e os documentários produzidos pelos alunos. Os resultados desta experiência nos levam a afirmar que, usando como proposta metodológica a construção de uma IIR, é possível trabalhar de forma interdisciplinar no ambiente escolar, mesmo que apenas por um professor.
Abstract: This work meets the needs of today's Ensino Médio Politécnico, in force since the year 2012 in the state of Rio Grande do Sul, which emphasizes the development of interdisciplinarity not only in the area of Science of Nature and its Technologies, but also in areas of Humanities, Languages and Mathematics for classes of diverse part of the so-called Integrated Seminar curriculum. The research problem, however, deals with a possibility of developing an interdisciplinarity only by a teacher. The purpose of this study was the development of an Interdisciplinary Island Rationality (IIR) on the subject of transport, bringing as problematic the question: What is the best means of transportation to get to school, taking into account the environmental and socio-economic aspects? Within this context was developed the proposed interdisciplinary articulation of physics content (kinematics), Chemistry (chemicals), Biology (composition of living beings) and Math (percentage, three simple rule and unit transformation) of the 1st series of Teaching East, so that students were able to relate the phenomena in an integral way, not fragmented. The proposal was applied in three 1st grade classes at the State School of Secondary Education Dr. Carlos Antonio Kluwe. At first there was a presentation and discussion on the theme of context (Cliche), followed by questions raised on the issue (panorama), the choice of black boxes and consulting experts (websites, magazines, teachers). The opening of black boxes was followed by production of a complex product (documentary). Finally there was an interdisciplinary assessment on the subject for better evaluate learning. The portfolio, the presentation of the works and the production of documentaries were also used as an evaluation form. The theoretical framework discusses the high school, the concept of interdisciplinary and cultural-historical theory of Vigotski. The research, the type pedagogical intervention, had their data analyzed quantitatively and qualitatively. They were used as research tools, the portfolio, a questionnaire on the methodology of the IIR, an interdisciplinary evaluation and documentaries produced by students. The results of this experiment lead us to say that, using as a methodological proposal to build a IIR, you can work in an interdisciplinary manner at school, even if only for one teacher.
Keywords: Ciências da natureza
Ensino médio
Ilha interdisciplinar de racionalidade
Racionalidade
Interdisciplinaridade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citation: BRANDT, Aline Mota. A área de ciências da natureza e o desafio da interdisciplinaridade no ensino médio. 143 p. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2345
Issue Date: 5-Dec-2016
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Aline Brandt 2016.pdf2,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.