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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O engajamento dos alunos de publicidade e propaganda por meio do Projeto Brainstorm
metadata.dc.creator: Alvim, Guilherme Rezende
metadata.dc.contributor.advisor1: Santor, Fernando Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Bonito, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Silva , Marcela Guimarães e
metadata.dc.description.resumo: O presente projeto de pesquisa, surge devido à falta de proximidade, participação e interação entre as turmas e alunos do Curso. O trabalho vem com o intuito de surtir, através do Projeto Brainstorm, um engajamento nos alunos. Veiculado nas redes sociais e na Universidade Federal do Pampa, o Projeto Braintorm surge como uma etapa metodoló- gica da monografia, em formato de um produto experimental. O Projeto ofertou aos alunos atividades como bate-papo, oficinas, workshop, competições, entre outras ações, todas a fim de gerar uma interação entre os alunos, para que eles se sentissem mais próximos, felizes e engajados com o Curso. O objetivo do presente trabalho é avaliar o Projeto Brainstorm, que consiste em uma etapa metodológica, com o objetivo de engajar os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda nas atividades propostas dentro da Universidade. A monografia foi dividida em seis capítulos, onde discutimos os Estudos Culturais, se aprofundando nos ensaios Codificação e Decodificação de Stuart Hall (2009); os conceitos de Marketing e suas segmentações, trabalhados por Kotler (2007); dentre essas segmentações, está o conceito de endomarketing, trazido por Brum (2010), o qual trabalhamos para que pudéssemos compreender a melhor forma de nos aproximarmos do nosso público alvo; dentre outros diversos autores que nos auxiliaram com seus estudos para a realização deste trabalho. Segundo as análises realizadas através dos grupos focais e das pesquisas quali-quantitativas, o trabalho considera que o produto experimental não foi eficiente na manifestação do engajamento nos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda, pois as análises realizadas nos mostraram que a falta de interesse do aluno vai além das atividades do curso, mas sim, pelo fato da maioria dos alunos estarem cursando Publicidade e Propaganda apenas por ser o curso que conseguiram ingressar, e não por ser o curso de seu real interesse.
Abstract: This research project emerges due the lack of closeness, participation and interaction between the classes and the students of the course. The study comes with the intention of provide, through the brainstorm project a commitment on the students. Broadcasted in the social network and at the inside of Universidade Federal do Pampa, Brainstorm comes like a methodological stage of the final paper as an experimental project. It offered activities as chats, workshops, competitions and other practices, all in order to generate an interaction between students, making them feel closer, happier and bounded with the Course. The objective of this work Is assess the Brainstorm Project, that consists in a methodological stage, in order to engage the students with the activities proposed by the university . The monograph has been divided in six chapters, when we discuss the Cultural Studies, with emphasis on the tests “Encoding Decoding”, by Stuart Hall (2009); the marketing concepts and its segmentations, conceived by Kotler (2007); among these segmentations, is the concept of endomarketing, brought by Brum (2010), in what we worked so we could understand the better way to approach with our target; among others several authors that helped us with their studies for the realization of this study. According to the analysis conducted through focus groups and qualitative and quantitative research, the study considers that the experimental product has not been efficient for the commitment on the students of the Advertising Course, because the analysis made showed us that the lack of interest of the student goes further the course’s activities, but it occurs because the most of the students are studying Adverting for being the course that they managed to get into, and not for being their real interest course.
Keywords: Estudos culturais
Endomarketing
Publicidade
Propaganda
Redes socais on-line
Marketing
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: ALVIM, Guilherme Rezende. O engajamento dos alunos de publicidade e propaganda por meio do Projeto Brainstorm. 101p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2339
Issue Date: 30-Jan-2015
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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