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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.
Autor(es): Wagner, Pâmela Manente
Primeiro Orientador: Gonçalves, Carmem Regina Abreu
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Rhoden , Valmor
Resumo: Este trabalho analisou as estratégias de comunicação utilizadas através da ferramenta fan page da rede social Facebook, das empresas localizadas na Aduana de São Borja/RS, e apontou a importância de um profissional de Relações-Públicas no contexto de redes sociais. Salienta o que os mesmos podem agregar e sugere uma reflexão no poder que tem um gerenciamento eficiente nas redes, através dos resultados obtidos na análise aplicada. Na Aduana, local de estudo do trabalho, existem 32 empresas brasileiras, onde seis delas são associadas à Associação de Comércio e Indústria (ACISB) de São Borja, porém apenas cinco delas possuem uma fan page e o foco se deteve nestas. Deste modo, o presente trabalho concluiu que as empresas analisadas não utilizam das suas fan pages como uma comunicação de mão dupla, onde existe um retorno entre a organização e seus públicos, impossibilitando assim que as fan pages sejam utilizadas de maneira eficiente.
Abstract: The following work analysed the communication strategies used through the fan page tool on the social network Facebook, of the companies localized in the Customs in São Borja/RS, and highlighted the importance of a Public Relations professional on the social network context, understanding what they can add and suggests a reflexion on the power an efficient management on networks, through the results obtained in the applied analysis. In the Customs, work study site, there are 32 Brazilians companies, where six of them are associated to ACISB - São Borja Trade and Industry Association, however only five of them has a fan page and the focus was obtained from them. Thus, the present study concluded that the companies analyzed do not use their fan pages as a two-way communication, where there is a return between the organization and its public, thus making it impossible for fan pages to be used efficiently.
metadata.dc.subject: Relações públicas
Comunicação
Fan pages
Facebook (Rede social on-line)
Rio Grande do Sul
Fronteiras
Public Relations
Communication
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: WAGNER, Pâmela Manente. Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS. 50p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2332
metadata.dc.date.issued: 6-Dec-2016
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