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metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Amostragem sóciodemográfica dos carroceiros do município de Jaguarão/RS
metadata.dc.creator: Kersten, Mariluci
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Alexandre Caldeirão
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Rafael da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Nilson Duarte
metadata.dc.description.resumo: Em muitas cidades brasileiras, nos centro urbanos, famílias de baixa renda, fazem uso de carroças puxadas por cavalos, desenvolvendo diversas atividades para composição da renda mensal. No município de Jaguarão/RS os carroceiros, denominação dada para estes trabalhadores, são comumente encontrados nas vias públicas, realizando principalmente entregas de fretes de cargas diversas ou entregas da produção de leite. Este trabalho teve motivação com a frequencia que este coletivo transita, principalmente na zona urbana, e pela falta de dados do poder público sobre a sua quantidade, distribuição e atividades desempenhadas. Realizou se entrevistas nos pontos de fretes, identificados anteriormente; encontrados ao acaso nas vias públicas e, em visita às residências dos agricultores produtores de leite. Foram entrevistados 21 carroceiros, sendo 11 fretistas, 7 agricultores produtores de leite e 3, nominados pela pesquisa como outros, ao acaso, encontrados nas vias públicas e que não se enquadram nas duas atividades anteriores. A renda média mensal de 67% dos carroceiros entrevistados (fretista e outros) fica abaixo do valor de um salário mínimo nacional, enquanto a dos outros 33%, composta somente pelos agricultores produtores de leite, possuem renda média mensal maior que um salário mínimo. Os fretistas trabalham em média 7,6 horas/dia, enquanto que os agricultores produtores de leite trabalham 4 horas/dia. Sobre o grau de instrução 14% dos entrevistados são analfabetos e os 86% chegaram no máximo até o 6º ano do Ensino Fundamental. Os produtores de leite não possuem problemas com espaço para pastagem dos cavalos, pois encontram se na zona rural, diferente dos fretistas, localizados na zona urbana, que tem pouco espaço nas residências para pastagem dos cavalos. De todos os entrevistados, 81% não é portador de Carteira Nacional de Habilitação. Diante dos dados, se faz necessária uma organização conjunta do poder público municipal com os carroceiros para um cadastramento deste coletivo, visando auxiliar na integração destas famílias às políticas públicas existentes para melhoria da qualidade de vida e um controle mais efetivo das condições sanitárias e de saúde dos animais.
Abstract: In many Brazilian cities, urban centers, low-income families, make use of horse-drawn carts, developing various activities to make the monthly income. In the municipality of Jaguarão / RS the carters, name given to these workers, are commonly found on thoroughfare, mostly carrying out deliverie freights of diversified loads, or deliveries of milk production. This work was motivated by the frequency that this public is seen, especially in urban areas, and the lack of government information on the quantity, distribution and activities performed. Interviews took place at the points of freight previously identified; found by chance on thoroughfare, and through visits at the homes of milk producers farmers. There were 21 carters interviewed, 11 freight deliverymen, 7 milk farmers and 3 nominated by the survey as others, randomly found on thoroughfare, which did not fit in the previous two named activities. The average monthly income of 67% of the respondents carters (freight deliverymen and others) falls below the national minimum wage, while the other 33%, composed only by milk farmers, have an average monthly income higher than the minimum wage. The freight deliverymen work in average 7.6 hours / day, while milk farmers work 4 hours / day. About the educational level, 14% of the respondents are illiterate and 86% have not completed elementary school, going no further than the 6th year of elementary school. Milk farmers have no problems with space for grazing horses as they live in the countryside, unlike freight deliverymen, located in the urban area, which has little space in their homes for grazing horses. Of all respondents, 81% do not carry National Driver's License. Considering these informations, there is a need of a joint organization involving the municipal government and carters for registration of this group, aiming at assisting the integration of these families to existing public policies to improve their life quality and implement a more effective control of the sanitary and animal´s health conditions.
Keywords: Carroceiros
Tração animal
Atividade de baixa renda
Política pública
Carters
Animal traction
Low-income activity
Public policie
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: KERSTEN, Mariluci. Amostragem sóciodemográfica dos carroceiros do município de Jaguarão/RS. 25p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2327
Issue Date: 7-Jul-2016
Appears in Collections:Especialização em Educação Ambiental

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