Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aranda, Silvana Maria-
dc.creatorCunha, Cristiane da Rosa-
dc.date.accessioned2018-02-16T13:23:29Z-
dc.date.available2017-07-12-
dc.date.available2018-02-16T13:23:29Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.citationCUNHA, Cristiane da Rosa. Olhares sobre o brincar nos espaços externos da sala de aula em duas escolas de educação infantil do município de Arroio Grande - RS. 28p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2326-
dc.description.abstractEste artículo presenta datos recogidos en una búsqueda que investiga el juego en los espacios externos del aula de dos escuelas de Educación Infantil del municipio de Arroyo Grande-RS. La investigación de cómo se juega en esos espacios externos de la escuela y cómo es propuesto por las profesoras está pautada en algunas cuestiones iniciales: ¿Cuáles son los discursos que circulan en las escuelas sobre el juego? ¿Existe una planificación para jugar en los espacios externos? ¿Cuáles son las dinámicas que se establecen en el juego en los espacios externos? Para ello se realizó una investigación cualitativa que tuvo como instrumentos para la recolección de datos a las observaciones y cuestionario respondido por las profesoras de las clases observadas de las escuelas. A partir de esta investigación pude verificar cuánto la observación, registro y planificación son importantes en todas las formas del juego y que, aunque en las dos escuelas el discurso sobre la importancia del juguete y broma para el desarrollo infantil estuviera presente, lo que se veía práctica nos mostraba dos realidades absolutamente distintas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiane Teixeira (cristianeteixeira@unipampa.edu.br) on 2018-02-16T10:52:26Z No. of bitstreams: 1 CristianedaRosaCunha2017.pdf: 450834 bytes, checksum: 6f9f4d4dec72f756ef2020a59f61e23c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Vera Leite (vera.leite@unipampa.edu.br) on 2018-02-16T13:23:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CristianedaRosaCunha2017.pdf: 450834 bytes, checksum: 6f9f4d4dec72f756ef2020a59f61e23c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T13:23:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CristianedaRosaCunha2017.pdf: 450834 bytes, checksum: 6f9f4d4dec72f756ef2020a59f61e23c (MD5) Previous issue date: 2017-07-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.subjectChistespt_BR
dc.subjectEducacion infantilpt_BR
dc.subjectPlanificaciónpt_BR
dc.titleOlhares sobre o brincar nos espaços externos da sala de aula em duas escolas de educação infantil do município de Arroio Grande-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rachel Freitas-
dc.contributor.referee2Moura, Patrícia dos Santos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta dados coletados em uma pesquisa que investiga o brincar nos espaços externos da sala de aula de duas escolas de Educação Infantil do município de Arroio GrandeRS. A investigação de como se dá o brincar nesses espaços externos da escola e como ele é proposto pelas professoras está pautada em algumas questões iniciais: Quais são os discursos que circulam nas escolas sobre o brincar? Existe um planejamento para o brincar nos espaços externos? Quais as dinâmicas que se estabelecem no brincar nos espaços externos? Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos para a coleta de dados às observações e questionário respondido pelas professoras das turmas observadas das escolas. A partir desta pesquisa pude verificar o quanto a observação, registro e planejamento são importantes em todas as formas do brincar e que, embora nas duas escolas o discurso sobre a importância do brinquedo e brincadeira para o desenvolvimento infantil estivesse presente, o que se via na prática nos mostrava duas realidades absolutamente distintas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CristianedaRosaCunha2017.pdfCristiane da Rosa Cunha 2017440,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.