Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2321
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gênero e ludicidade na educação infantil
metadata.dc.creator: Souza, Michele Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Juliana Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Melgares, Tatiane Mena Silveira
metadata.dc.description.resumo: Gênero é o modo como as diferenças sexuais são entendidas socialmente, em um determinado tempo histórico e cultural. Desse modo, o objetivo dessa escrita baseiase em investigar qual é o olhar do professor perante a construção da identidade de gênero pela criança. A investigação é de cunho qualitativo, tendo, como recurso investigativo, sites com atividades indicadas como apoio ao trabalho do professor e/ou como entretenimento das crianças. Foram feitas leituras hermenêuticas das imagens desses materiais e, com os resultados obtidos na compreensão dos trabalhos, foi possível perceber que ainda faz-se necessária uma discussão mais ampla sobre a questão de gênero. Através das atividades que se apresentavam nos sites, notou-se que o trabalho pedagógico do professor de Educação Infantil junto às crianças pouco enfoca nas concepções atuais sobre o papel social desempenhado por homens e mulheres, mas destaca ainda aquela imagem de tempos atrás, de que a mamãe cuida da casa e dos filhos, enquanto papai trabalha para sustentar a casa.
Abstract: Género es el modo como las diferencias sexuales son entendidas socialmente, en un determinado tiempo histórico y cultural. De este modo, el objetivo de esta escrita se basa en investigar cuál es la percepción del profesor delante a la construcción de la identidad de género por el niño. La investigación es de cuño cualitativo, teniendo, como recurso investigativo, sitios de internet con actividades indicadas como apoyo al trabajo del profesor y/o como entretenimiento de los niños. Fueron hechas lecturas hermenéuticas de las imágenes de estos materiales y, con los resultados obtenidos en la comprensión del trabajo, fue posible percibir que aún se hace necesaria una discusión más amplia sobre la cuestión de género. A través de las actividades que se presentaban en los sitios, se notó que el trabajo pedagógico del maestro de Educación Infantil junto a los niños poco enfoca en las concepciones actuales sobre el papel social desempeñado por hombres y mujeres, pero destaca aún aquella imagen de tiempos atrás de que la mamá cuida de los hijos, mientras el papá trabaja para sustentar la casa.
Keywords: Gênero
Ludicidade
Trabalho
Professor
Educação infantil
Género
Ludicidade
Trabajo
Profesor
Educación infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: SOUZA, Michele Machado. Gênero e ludicidade na educação infantil. 20p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2321
Issue Date: 1-Feb-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MicheleMachadoSouza2017.pdfMichele Machado Souza 2017370,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.