Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.creatorAnghinoni, Márcia Hende Pereira-
dc.date.accessioned2018-02-16T13:19:06Z-
dc.date.available2017-03-20-
dc.date.available2018-02-16T13:19:06Z-
dc.date.issued2017-01-30-
dc.identifier.citationANGHINONI, Márcia Hende Pereira. As atribuições do auxiliar de educação infantil na perspectiva dos professores de uma Emei de Arroio Grande. 14p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2318-
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo comprender las funciones del asistente, desde la perspectiva de los profesores en una escuela de Educación Infantil en la ciudad de Arroyo Grande. Por lo tanto, la pregunta es: ¿Cuál es el papel de la ayuda en un EMEI de Arroio Grande / RS, desde la perspectiva de los profesores? Para hacer realidad esta pregunta, se realizó un cuestionario con 10 profesores que trabajan en una escuela para la educación de la primera infancia, para darse cuenta de lo que dicen acerca de la función del auxiliar. A partir de las respuestas de la encuesta, nos dimos cuenta de algunas recurrencias que se organizaron en tres grupos: a) El auxiliar confunde su práctica con a de lo profesor?; b) El auxiliar da subsidio al trabajo del maestro; c) Trabajar "colectiva" entre el profesor y auxiliar. Considera la necesidad de un trabajo colectivo entre el profesor y ayuda con el fin de superar el binomio entre la atención y la educación.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiane Teixeira (cristianeteixeira@unipampa.edu.br) on 2018-02-15T15:01:06Z No. of bitstreams: 1 MárciaHendePereiraAnghinoni2017.pdf: 629302 bytes, checksum: 512e7704f1c1753914446520f732cc56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Vera Leite (vera.leite@unipampa.edu.br) on 2018-02-16T13:19:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MárciaHendePereiraAnghinoni2017.pdf: 629302 bytes, checksum: 512e7704f1c1753914446520f732cc56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T13:19:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MárciaHendePereiraAnghinoni2017.pdf: 629302 bytes, checksum: 512e7704f1c1753914446520f732cc56 (MD5) Previous issue date: 2017-01-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAuxiliar - atribuiçõespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducación infantilpt_BR
dc.subjectAuxiliar - atribuicionespt_BR
dc.subjectProfesorespt_BR
dc.titleAs atribuições do auxiliar de educação infantil na perspectiva dos professores de uma Emei de Arroio Grandept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rachel Freitas-
dc.contributor.referee2Alves, Simone Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo compreender as atribuições do auxiliar na Educação Infatil, na perspectiva dos professores de uma escola de Educação Infantil do município de Arroio Grande. Diante disso, questiona-se: Qual o papel do auxiliar em uma EMEI de Arroio Grande/RS, na perspectiva dos professores? Para dar conta de tal questão, foi realizado um questionário com 10 professores que atuam em uma escola de Educação Infantil, no sentido de percebermos o que dizem sobre a função do auxiliar. A partir das respostas dos questionários, percebeu-se algumas recorrências que foram organizadas em três grupos: a) O auxiliar confunde sua prática com a do professor; b) O auxiliar dá subsídio ao trabalho do professor; c) Trabalho “coletivo” entre professor e auxiliar. Considera-se a necessidade de um trabalho coletivo entre professor e auxiliar, na perspectiva de superar o binômio entre o cuidar e o educar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MárciaHendePereiraAnghinoni2017.pdfMárcia Hende Pereira Anghinoni 2017614,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.