Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2318
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As atribuições do auxiliar de educação infantil na perspectiva dos professores de uma Emei de Arroio Grande
metadata.dc.creator: Anghinoni, Márcia Hende Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rachel Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Simone Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender as atribuições do auxiliar na Educação Infatil, na perspectiva dos professores de uma escola de Educação Infantil do município de Arroio Grande. Diante disso, questiona-se: Qual o papel do auxiliar em uma EMEI de Arroio Grande/RS, na perspectiva dos professores? Para dar conta de tal questão, foi realizado um questionário com 10 professores que atuam em uma escola de Educação Infantil, no sentido de percebermos o que dizem sobre a função do auxiliar. A partir das respostas dos questionários, percebeu-se algumas recorrências que foram organizadas em três grupos: a) O auxiliar confunde sua prática com a do professor; b) O auxiliar dá subsídio ao trabalho do professor; c) Trabalho “coletivo” entre professor e auxiliar. Considera-se a necessidade de um trabalho coletivo entre professor e auxiliar, na perspectiva de superar o binômio entre o cuidar e o educar.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo comprender las funciones del asistente, desde la perspectiva de los profesores en una escuela de Educación Infantil en la ciudad de Arroyo Grande. Por lo tanto, la pregunta es: ¿Cuál es el papel de la ayuda en un EMEI de Arroio Grande / RS, desde la perspectiva de los profesores? Para hacer realidad esta pregunta, se realizó un cuestionario con 10 profesores que trabajan en una escuela para la educación de la primera infancia, para darse cuenta de lo que dicen acerca de la función del auxiliar. A partir de las respuestas de la encuesta, nos dimos cuenta de algunas recurrencias que se organizaron en tres grupos: a) El auxiliar confunde su práctica con a de lo profesor?; b) El auxiliar da subsidio al trabajo del maestro; c) Trabajar "colectiva" entre el profesor y auxiliar. Considera la necesidad de un trabajo colectivo entre el profesor y ayuda con el fin de superar el binomio entre la atención y la educación.
Keywords: Educação infantil
Auxiliar - atribuições
Professores
Educación infantil
Auxiliar - atribuiciones
Profesores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: ANGHINONI, Márcia Hende Pereira. As atribuições do auxiliar de educação infantil na perspectiva dos professores de uma Emei de Arroio Grande. 14p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2318
Issue Date: 30-Jan-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MárciaHendePereiraAnghinoni2017.pdfMárcia Hende Pereira Anghinoni 2017614,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.