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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Netflix: a apropriação de memes e webcelebridades como estratégia de divulgação das séries Orange is the new black e Stranger things
metadata.dc.creator: Cabeleira, Luana Santiago
metadata.dc.contributor.advisor1: Feil, Gabriel Sausen
metadata.dc.contributor.referee1: Feitosa, Sara Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Marcelo da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as interações motivadas pela exibição dos VTs Inês em Litchfield, referente à série Orange is the New Black, e Xuxa e o baixinho que sumiu, referente à Stranger Things, através da análise dos comentários direcionados às produções no Facebook; a partir disso, verificar a sintonia entre a recepção do público e a intenção de marketing do anunciante, a Netflix. Para a realização do estudo, o trabalho procura identificar características que apontem o conceito criativo de cada VT, além de inferir a intenção de marketing norteadora das estratégias de comunicação. Para isso, toma como base as definições sobre intenção de marketing e conceito criativo, propostas por Stalimir Vieira. No que se refere ao estudo das interações, o trabalho analisa os comentários do Facebook com base nos efeitos provocados pela intenção de marketing e classifica essas interações utilizando como modelo o formato, estabelecido por Stuart Hall, das três posições hipotéticas de recepção. As análises apresentadas permitem a identificação dos comentários que estão em sintonia com a intenção do anunciante.
Abstract: This paper aims to discuss the interactions motivated by the exhibition of the VTs Inês em Litchfield referring to the series Orange is the New Black, and Xuxa e o baixinho que sumiu referring to Stranger Things, through the analyses of the comments directed to the productions on Facebook; from this, verifying the tuning between the public’s reception the advertiser’s marketing intention, the Netflix. To the realization of the study, the paper seeks to identify the characteristics that points the creative concept of each VT, in addition to inferring a marketing intent guiding communication strategies. To do this, it is based on definitions about marketing intent and creative concept, proposed by Stalimir Vieira. In what is referred to the interactions study, the paper analyses the Facebook’s comments based on the caused effects by the marketing’s intention and classify these interactions using as a model the size, established by Stuart Hall, of the three hypothetical positions of reception. The presented analyses allow the comments’ identification which are in tuning with the advertiser intention.
Keywords: Comunicação
Facebook (Rede social on-line)
Multimídia
Vídeo digital
Memes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: CABELEIRA, Luana Santiago. Netflix: a apropriação de memes e webcelebridades como estratégia de divulgação das séries Orange is the new black e Stranger things. 97p. 2017. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2316
Issue Date: 3-Jul-2017
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