Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2315
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Como os bebês exploram o mundo?: A exploração sensorial no contexto da Educação Infantil
metadata.dc.creator: Machado, Felsiana Peres
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Rachel Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Melgares, Tatiane Mena Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Simone Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender como os bebês exploram o mundo no contexto da Educação Infantil. A partir deste propósito foram analisadas algumas das ações pedagógicas desenvolvidas com os bebês, no período em que realizei o estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia, em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Jaguarão/RS. O relatório final de estágio foi o documento principal de análise. Através desta análise procurei identificar as atividades que demonstravam algumas das formas de exploração sensorial dos bebês. Para isso, utilizei-me dos princípios de uma pesquisa qualitativa, e da análise documental. Neste sentido, constatei que os bebês utilizam suas múltiplas linguagens para explorar o mundo que os cerca, sendo que no berçário o professor precisa se dedicar na realização de um trabalho diferenciado e inovador, pois a creche não é só um lugar de cuidados dos bebês, mas um lugar com profissionais qualificados para fazer um trabalho pedagógico com eles.
Abstract: Este trabajo tiene por objetivo comprender cómo los bebés explotan el mundo en el contexto de la Educación infantil. A partir de este propósito se analizaron algunas de las acciones pedagógicas desarrolladas con los bebés, en el período en que realicé el curso curricular obligatorio del curso de Licenciatura en Pedagogía, en una Escuela Municipal de Educación Infantil de Jaguarão / RS. El informe final de prácticas fue el documento principal de análisis. A través de este análisis procuré identificar las actividades que demostraban algunas de las formas de explotación sensorial de los bebés. Para ello, he utilizado los principios de una investigación cualitativa, y del análisis documental. En este sentido, constaté que los bebés utilizan sus múltiples lenguajes para explorar el mundo que los rodea, siendo que en el cuarto de niños el profesor necesita dedicarse en la realización de un trabajo diferenciado e innovador, pues la guardería no es sólo un lugar de cuidados de los bebés, pero un lugar con profesionales calificados para hacer un trabajo pedagógico con ellos.
Keywords: Bebês
Educação infantil
Exploração sensorial
Múltiplas linguagens
Educación infantil
Exploración sensorial
Múltiples lenguajes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: MACHADO, Felsiana Peres. Como os bebês exploram o mundo? A exploração sensorial no contexto da Educação Infantil. 19p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2315
Issue Date: 30-Jan-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FelsianaPeresMachado2017.pdfFelsiana Peres Machado 20171,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.