Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2313
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho
Autor(es): Barcelos, Marieta Rodrigues
Primeiro Orientador: Silva, Jorge Alexandre da
1° Membro da banca: Silva, Jocenir de Oliveira
2° Membro da banca: Bonito, Marco Antonio
Resumo: O objetivo do estudo foi a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, a informação quanto aos direitos já conquistados e os tipos de violações de direitos que ainda ocorrem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório cuja coleta de dados foi realizada a partir de levantamento bibliográfico. O estudo está fundamentado no método materialista, histórico e dialético, com base nas categorias negação, mediação e totalidade. Os principais enfoques na inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho visam potencializar a sua condição de sujeito de direito, mas tem sua condição rebaixada ao trabalho abstrato e à venda da força de trabalho. A não acessibilidade é uma violência estrutural, que fere a dignidade humana, sendo, portanto, uma demanda emergencial.
Resumen : El objetivo del estudio fue la inclusión de la persona con discapacidad en el mundo del trabajo, la información sobre los derechos ya conquistados y los tipos de violaciones de derechos que aún ocurren. Se trata de una investigación cualitativa de carácter exploratorio cuya recolección de datos fue realizada a partir de levantamiento bibliográfico. El estudio está fundamentado en el método materialista, histórico y dialéctico, basado en las categorías de negación, mediación y totalidad. Los principales enfoques en la inclusión de la persona con discapacidad en el mundo del trabajo apunta a potenciar su condición de sujeto de derecho pero tienen su condición rebajada al trabajo abstracto ya la venta de la fuerza de trabajo. La no accesibilidad es una violencia estructural, que hiere la dignidad humana, siendo, por lo tanto, una demanda de emergencia.
Palabras clave : Inclusão social
Trabalho
Pessoas deficientes
Pessoas portadoras de necessidades especiais
Acessibilidade
Dignidade
Inclusão e deficiência
Inclusión
Persona con discapacidad
Accesibilidad
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : BARCELOS, Marieta Rodrigues. A inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho. 69p. 2017. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2313
Fecha de publicación : 10-jul-2017
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIETA RODRIGUES BARCELOS.pdf595.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.