Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2297
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ensino por projetos: um estudo da Feira Municipal de Investigação Científica
metadata.dc.creator: Silveira, Cristiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Sudati, Jéssie Haigert
metadata.dc.description.resumo: As pesquisas científicas que envolvem o desenvolvimento de projetos por alunos do ensino básico em Feiras de Ciências têm sido importante, pois proporcionam aos estudantes a troca de experiências, fortalecem o vínculo entre a Escola e a Comunidade, o conhecimento científico e a interação entre professores e alunos. Com o intuito de promover oportunidades multidisciplinares e interação social entre a Escola e Universidade, o projeto de extensão da UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito/RS, intitulado “Potencializando a Investigação em Ciências Naturais no Espaço-Tempo da Escola e da Universidade na Região Sul do Brasil” realizou a Feira Municipal de Investigação Científica no ano de 2014. Esta Feira abrangeu 17 escolas da cidade. Considerando sua amplitude, realizou-se um levantamento sobre o tipo de pesquisa utilizado nos trabalhos apresentados, bem como os possíveis benefícios no desenvolvimento científico dos participantes. Neste trabalho, ficou demonstrado que os projetos de pesquisa seguiram as metodologias dispostas na literatura conforme Gil (2009), tanto em relação aos objetivos, quanto aos procedimentos técnicos utilizados na elaboração dos mesmos, possibilitando suas categorizações. Em relação à área de conhecimento utilizada nas pesquisas, os trabalhos apresentaram uma maior incidência na área de Ciências da Natureza, reforçando que esta é a área de maior interesse, sendo sua grande maioria inserida na área de “Ecologia e Meio Ambiente”. O restante dos trabalhos analisados, apresentaram-se distribuídos em outras cinco diferentes áreas de conhecimento (Química, Física, Interdisciplinar, Matemática e Arte). Na análise dos questionários aplicados aos professores, verificou-se que a execução desta Feira propiciou um processo de ensino-aprendizagem, e contribuiu com efeitos positivos no desenvolvimento da educação no município. Desta forma, esta Feira proporciona a consolidação de espaços de troca de experiências com exposição de trabalhos científicos
Abstract: Scientific Research which involves project development for students of basic education in sciences fairs has been importantly because it provides experience exchange among students and strengthens the link between School and Community, the scientific knowledge and the interaction between teachers and students. In order to improve the multidisciplinary opportunities and social entre interaction between school and university, the extension project of UNIPAMPA – campus Dom Pedrito/RS entitled "Potentiating the Investigation in Natural Sciences in the School Space-Time and University in Southern Brazil" realized a Municipal Fair of Scientific Research in 2014. This fair covered 17 schools of this city. Considering its amplitude it was developed a screening of the type of search used in works, as well as the possible benefits no scientific participants. In this work, it was shown that research methodologies followed as projects arranged in as presented in literature according to Gil (2009), both in relation to the objectives and technical procedures were used in these elaborations, its enabling their categorization. In relation to the knowledge area used in researches, it was demonstrated a higher incidence in the natural sciences area, reinforcing that this area is the greater interest, being mostly inserted in the "Ecology and Environment", others analyzed works were found in other five different distributed knowledge areas (Chemistry, Physics, Interdisciplinary, Mathematics and Art). In the analysis of questionnaires given to teachers, it was found that the implementation of this fair improved teaching-learning process and contributed with positive effects in education development in this city. Thus, this fair provides an experience exchange spaces consolidation with scientific papers exhibition.
Keywords: Ensino de Ciências
Feira de Ciências
Tipos de pesquisa
Science Education
Science Fair
Types of Research
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: SILVEIRA, Cristiane. O ensino por projetos: um estudo da Feira Municipal de Investigação Científica. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2297
Issue Date: 1-Jun-2016
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTIANE SILVEIRA.pdfCRISTIANE SILVEIRA 2016971,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.