???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2288
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Projeto Novos Talentos: contribuições na formação inicial de professores em Ciências da Natureza
Autor(es): Alves, Cristiane da Cunha
Primeiro Orientador: Carneiro, Janaína Viário
Coorientador: Araújo, Rafaele Rodrigues de
Resumo: O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Dom Pedrito, tem como objetivo formar professores que estejam aptos a atuarem na área de Ciências da Natureza, articulando os conhecimentos de Química, Física e Biologia, ou seja, se caracteriza por ser uma Licenciatura Interdisciplinar. Desse modo, para fomentar e contribuir na formação desses licenciandos há projetos que auxiliam tanto discentes da instituição quanto professores e alunos da rede pública. Dentre eles, a Universidade dispõe do Projeto Novos Talentos que tem como objetivo desenvolver atividades extracurriculares para professores e alunos da Educação Básica no período de férias ou em turno inverso ao das aulas. Este projeto é fomentado pela CAPES, está em vigência na Universidade Federal do Pampa – Campus – Dom Pedrito desde o ano de 2013, este é subdividido em quatro subprojetos. A presente pesquisa se justifica como uma forma de investigar, como esse projeto contribui na formação inicial interdisciplinar dos futuros docentes pertencentes ao Curso ofertado na Instituição. Para esta pesquisa foram investigados os sujeitos de três subprojetos que pertencem ao Curso de Ciências da Natureza, visto que outro destes subprojetos é constituído por sujeitos (monitores e colaboradores) de outro curso da Instituição. Para tanto, foram aplicados questionários e relatos que puderam investigar as percepções dos monitores e colaboradores do projeto em relação a formação interdisciplinar, relatos de suas experiências durante a execução do projeto referente as oficinas desenvolvidas no projeto. O corpus da análise é composto pelas respostas dos questionários e os relatos descritos pelos mesmos. Utiliza-se como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva (ATD) de MORAES & GALIAZZI (2007), que é realizada a partir das seguintes etapas: Unitarização, Categorização e os MetaTextos. Através da realização dessa pesquisa, com base no questionário aplicado e nos relatos analisados, conclui-se que o projeto Novos Talentos contribui para a formação dos monitores e colaboradores do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. O projeto é essencial para que o licenciando entenda como acontece a interação entre todos os campos científicos e saiba se posicionar perante os alunos durante a realização da docência, capacitando o seu aluno a essa competência. A abordagem interdisciplinar fundamentada na reflexão e no diálogo habilita o professor a enfrentar as demandas educacionais de um mundo de mudanças. Essa formação, com certeza reflete na atuação didática dos licenciandos como futuros docentes, que torna-se apto a posicionar-se diante de situações do cotidiano.
Abstract: The Bachelor's Degree in Natural Sciences, Federal University of Pampa (UNIPAMPA) Campus Dom Pedrito, aims to train teachers who are able to work in the area of natural sciences, combining the knowledge of chemistry, physics and biology, ie, It is characterized for being an Interdisciplinary Degree. Thus, to promote and contribute to training the undergraduates there are projects that help both students of the institution as professors and students from public schools. Among them, the University has the New Talent Project that aims to develop extracurricular activities for teachers and students of Basic Education on vacation or reverse turn the school. This project is promoted by CAPES, is in effect the Federal University of Pampa - Campus - Dom Pedrito since the year 2013, this is subdivided into four subprojects. This research is justified as a way to investigate how this project contributes to the interdisciplinary initial training of future teachers belonging to the course offered at the institution. For this study we investigated the subject of three subprojects belonging to the Natural Sciences course, as another of these subprojects consists of subjects (monitors and employees) from another course of the institution. Therefore, questionnaires and reports were applied that could investigate the perceptions of the monitors and collaborators of the project in relation to interdisciplinary training, accounts of their experiences during the implementation of the project concerning the workshops developed in the project. The corpus of the analysis consists of the answers to the questionnaires and reports described the same. It is used as an analytical methodology to Textual Analysis Discourse (ATD) of MORAES & Galiazzi (2007), which is made from the following steps: unitarization, Categorization and meta-texts. By conducting this survey, based on the questionnaire and analyzed reports, it is concluded that the project New Talent contributes to the training of monitors and employees Degree in Natural Sciences. The project is essential for the licensing understand as it is the interaction between all scientific fields and learn to stand before the students during the course of teaching, training their students to this competence. The interdisciplinary approach based on reflection and dialogue enables the teacher to meet the educational demands of a changing world. This training, certainly reflected in the teaching performance of future teachers as teachers, which becomes able to position yourself in front of everyday situations.
metadata.dc.subject: Interdisciplinaridade
Ciências da natureza
Formação inicial de professores
Projeto Novos Talentos
Interdisciplinarity
Natural Sciences
Initial Teacher Training
Project New Talent
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: ALVES, Cristiane da Cunha. Projeto Novos Talentos: contribuições na formação inicial de professores em Ciências da Natureza. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2288
metadata.dc.date.issued: 29-Jun-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CRISTIANE DA CUNHA ALVES.pdfCRISTIANE DA CUNHA ALVES 20162.25 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???