Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2282
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implicações comunicacionais em processos educacionais: Freire, Rancière e Deleuze
Autor(es): Souza, Bruna de Souza
Primeiro Orientador: Feil, Gabriel Sausen
1° Membro da banca: Narvaes, Andréa Becker
2° Membro da banca: Rocha , Marcelo da Silva
Resumo: A presente pesquisa dispõe um exercício de reflexão sobre a comunicação aplicada nos processos educacionais; seu intuito é compreender como ocorre a comunicação em distintas práticas educacionais. Por esse motivo, aborda três referenciais distintos sobre a prática educacional: o primeiro viés aborda a prática libertadora, proposta por Paulo Freire (acredita na construção do conhecimento no coletivo, as dúvidas do aluno precisam ser problematizadas); o segundo viés é formado a partir da prática emancipadora de Jacques Rancière (deseja o reconhecimento da igualdade de inteligências, o aluno pode aprender o que quiser sozinho); e o terceiro referencial mergulha na prática magistral de Gilles Deleuze (estimula o aluno a se relacionar com a solidão de modo a incubar suas dúvidas e originar suas próprias respostas). Após os referenciais, a pesquisa expõe suas análises por meio de heterotopias que caracterizam os conceitos abordados; conceitos identificados/elaborados de acordo com os argumentos dos autores, ocasionando uma articulação entre as distintas práticas, possibilitando a relação de aproximações e distinções comunicacionais.
Abstract: La presente pesquisa dispone de un ejercicio de reflexión sobre la comunicación aplicada en los procesos educacionales; su intención es compreender como ocurre la comunicación en distintas prácticas educacionales. Por ese motivo, aborda tres referencias distintas sobre la práctica educacional: el primer vies aborda la práctica libertadora, propuesta por Paulo Freire (cree en la construcción del conocimiento en colectivo, las dudas de los alumnos precisan ser problematizadas); el segundo vies es formado a partir de la práctica emancipadora de Jacques Rancière (desea el reconocimiento de la igualdad de inteligencias, el alumno puede aprender lo que quiere solo); y el tercer referencial se sumerge en la práctica magistral de Gilles Deleuze (estimula al alumno a relacionarse con la soledad de modo que incuba sus dudas y origina sus propias respuestas). Además de los referenciales, la pesquisa expone sus análisis por medio de heterotopías que caracterizan los conceptos abordados; conceptos identificados/elaborados de acuerdo con los argumentos de los autores, ocasionando una articulación entre las distintas prácticas, posibilitando la relación de aproximaciones y distinciones comunicacionales.
Palavras-chave: Comunicação
Educação
Freire, Paulo
Rancière, Jacques
Deleuze, Gilles
Educación
Comunicación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: SOUZA, Bruna de Souza. Implicações comunicacionais em processos educacionais: Freire, Rancière e Deleuze. 49p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2282
Data do documento: 5-Dez-2016
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna de Souza Souza.pdf769.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.