Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2271
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As orientações para o ensino de gramática apresentadas no documento lições do Rio Grande e a sua relação com as práticas inovadoras realizadas em sala de aula.
Autor(es): Severo, Daren Chaves
Primeiro Orientador: Dornelles, Clara Zeni Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Carolina
metadata.dc.contributor.referee3: Irala, Valesca Brasil
Resumo: Este projeto teve o intuito de identificar quais têm sido as contribuições e influências geradas pelo documento Lições do Rio Grande (2009) para a realização de práticas inovadoras, relativas ao ensino de gramática em sala de aula. Assim, o objetivo foi analisar a prática de um professor de língua portuguesa, da educação básica, da rede pública do município de Bagé (RS), bem como proporcionar a ele a oportunidade de manifestar-se acerca desse discurso oficial. Dessa forma, este projeto foi realizado em duas etapas, que foram análise de aula e entrevista. O método etnográfico de pesquisa (VIANNA, 2007), foi o adotado para a realização deste projeto, pois visa à inserção, familiarização e incorporação do observador no ambiente do indivíduo observado. Assim, para a realização da pesquisa foram utilizados instrumentos como filmagens e gravação de áudio. O referencial teórico que subsidiou as discussões dessa pesquisa foram os estudos sobre inovação no ensino de língua (APARÍCIO, 2006; DORNELLES, 2008; MENDONÇA, 2006), sobre análise linguística (GERALDI, 1984), sobre trabalho prescrito e trabalho realizado (SOUZA-E-SILVA, 2004), além do próprio documento Lições do Rio Grande (2009). Os resultados preliminares desta pesquisa indicaram que as propostas apresentadas no documento Lições do Rio Grande (2009) são viáveis e possíveis de serem realizadas pelos professores, desde que esses tenham autonomia para gerir o seu trabalho em sala de aula e apoio e integração da comunidade escolar.
Abstract: The objective of this Project was to identify the contributions of the document Lições do Rio Grande (2009) to the realization of innovative practices in teaching grammar. Therefore, a survey has made with a Portuguese teacher of a basic education in Bagé (RS). The intention of this search has gone to analyzed the practice of this teacher and to know what he thinks about this official discourse. So, this project has realized in two steps. The first part of it has analyzed one Portuguese class, in the second part has made an interview with the teacher. The ethnographic method has chosen to formulation of this survey (VIANNA, 2007), because it is appropriate to the research in applied linguistics. Instruments like filming and recording audio have used to do this survey. The theoretical framework of this research were the studies about innovative in teaching grammar realized by Dornelles (2008), Aparício (2006) and Mendonça (2006); the studies about linguistic analysis, realized by Geraldi (1984); the studies about the teacher’s work by Souza-e-Silva (2004); besides the use of the Lições do Rio Grande (2009) document itself. The preliminary result of this survey shows that the orientation of Lições do Rio Grande (2009) document can be made, however the teacher must have autonomy to work and his school community has to provide the necessary support for him.
Palavras-chave: Letras
Inovação
Gramática
Lições do Rio Grande
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citação: SEVERO, Daren Chaves. As orientações para o ensino de gramática apresentadas no documento lições do Rio Grande e a sua relação com as práticas inovadoras realizadas em sala de aula. 34p. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2271
Data do documento: 11-Jan-2012
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Daren Severo 2012.pdf930,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.