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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Participação de conselhos escolares na gestão de escolas do campo: uma análise do caso de Jaguarão/ RS
metadata.dc.creator: Pereira, Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Salcides, Arlete Maria Feijó
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Simone
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Everton Férrêr de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo buscou compreender as condições nas quais se criam as culturas de participação de membros dos conselhos escolares de cinco escolas do campo do município de Jaguarão/RS, nas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar inscrevendo-se no contexto de pesquisas que tratam do processo de democratização da gestão das escolas públicas, tal como disposto no artigo 206 da Constituição Federal, de 1988, e nos artigos 14 e 15 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. Reconhecendo que são muitos os desafios para a implementação e a capacitação dos membros que integram Conselhos Escolares, o estudo, de tipo qualitativo, foi conduzido orientou-se na direção de investigar sua atuação, no contexto de reuniões que ocorreram nas cinco escolas do campo do município de Jaguarão/RS, durante o mês de outubro de 2017. A investigação tem como objetivos, também, conhecer as crenças, os valores e os pensamentos dos membros dos conselhos escolares, na perspectiva de analisar sua compreensão sobre o tipo de participação necessário à construção de práticas efetivas de gestão democrática. Busquei, ainda, identificar as representações que os sujeitos têm acerca do que seja democracia, bem como interpretar formas de ação coletiva empreendidas pelos envolvidos no estudo. Nessa perspectiva, realizei cinco estudos de caso que serviram de base para um estudo comparativo. A condução dos cinco estudos de casos envolveu a observação de tipo participante, uma vez que estive presente nos cenários das reuniões, interagindo com os presentes. A exploração atenta dos registros das reuniões possibilitou a identificação de oito categorias: Escola como possibilidade de ascensão social; Relações assimétricas: Escola x Comunidade; Conselhos Escolares como estratégia de mobilização; Dependência/ descrença do/no Poder Público; Conselhos Escolares como instâncias de representação; Múltiplos significados para o termo “participação”; Educação escolar: favor ou direito?; e, por fim, Histórico descaso do Poder Público. A análise possibilitou verificar que as condições proporcionadas para que a participação da comunidade se efetive, no cotidiano escolar, bem como o histórico descaso com que as comunidades rurais vêm sendo tratadas pelo poder púbico local, interferem diretamente nas (não) relações escola/comunidade; observei, também, que os membros dos conselhos escolares se encontram alijados de oportunidades de escolha e, nesse sentido, sua participação, enquanto representação dos segmentos que compõem a comunidade escolar, está restrita a mero cumprimento de disposições legais, ou melhor, parece que eles foram eleitos para que o poder público atendesse o que a legislação recomenda. Estimo que a socialização, discussão e reflexão dos achados da pesquisa se constituam em instrumentos de qualificação das relações que se estabelecem nos contextos escolares, bem como favoreçam o empoderamento dos membros dos Conselhos em práticas de gestão “mais democráticas”.
Abstract: El presente estudio buscó comprender las condiciones en las que se crean las culturas de participación de miembros de los consejos escolares de cinco escuelas del campo del municipio de Jaguarão / RS, en las actividades desarrolladas en el cotidiano escolar inscribiéndose en el contexto de investigaciones que tratan el proceso de proceso la democratización de la gestión de las escuelas públicas, tal como lo dispuesto en el artículo 206 de la Constitución Federal de 1988, y en los artículos 14 y 15 de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional de 1996. Reconociendo que son muchos los desafíos para la implementación y la la capacitación de los miembros que integran Consejos Escolares, el estudio, de tipo cualitativo, fue conducido se orientó en la dirección de investigar su actuación, en el contexto de reuniones que ocurrieron en las cinco escuelas del campo del municipio de Jaguarão/ RS, durante el mes de octubre de 2017. La investigación objetivos, también, conocer las creencias, los valores y los pensamientos de los miembros de los consejos escolares, en la par de analizar su comprensión sobre el tipo de participación necesaria para la construcción de prácticas efectivas de gestión democrática. Busqué, además, identificar las representaciones que los sujetos tienen acerca de lo que es democracia, así como interpretar formas de acción colectiva emprendidas por los involucrados en el estudio. En esta perspectiva, he realizado cinco estudios de caso que sirvieron de base para un estudio comparativo. La conducción de los cinco estudios de casos involucró la observación de tipo participante, una vez que estuve presente en los escenarios de las reuniones, interactuando con los presentes. La explotación atenta de los registros de las reuniones posibilitó la identificación de ocho categorías: Escuela como posibilidad de ascenso social; Relaciones asimétricas: Escuela x Comunidad; Consejos Escolares como estrategia de movilización; Dependencia / incredulidad del / en el Poder Público; Consejos Escolares como instancias de representación; Múltiples significados para el término "participación"; Educación escolar: favor o derecho ?; y, por fin, Histórico descuido del Poder Público. El análisis posibilitó verificar que las condiciones proporcionadas para que la participación de la comunidad se efectúa, en el cotidiano escolar, así como el histórico descuido con que las comunidades rurales vienen siendo tratadas por el poder púbico local, interfieren directamente en las (no) relaciones escuela / comunidad; que los miembros de los consejos escolares se encuentran alejados de oportunidades de elección y, en ese sentido, su participación, en cuanto representación de los segmentos que componen la comunidad escolar, está restringida a mero cumplimiento de disposiciones legales, o mejor, parece que ellos fueron elegidos para que el poder público atendiera lo que la legislación recomienda. Estimo que la socialización, discusión y reflexión de los hallazgos de la investigación se constituyan en instrumentos de calificación de las relaciones que se establecen en los contextos escolares, así como favorezcan el empoderamiento de los miembros de los Consejos en prácticas de gestión "más democráticas".
Keywords: Conselhos escolares
Gestão democrática
Culturas de participação
Consejos escolares
Gestión democrática
Cultivos de participación
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: PEREIRA, Cristina da Silva. Participação de conselhos escolares na gestão de escolas do campo: uma análise do caso de Jaguarão/ RS. 45p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2268
Issue Date: 13-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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