???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2263
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Possibilidade de implantação de free-shops no lado brasileiro da fronteira Jaguarão-BR/Rio Branco-ÚY
Autor(es): Noda, Talita Oliveira
Primeiro Orientador: Xavier, Thiago Reis
1° Membro da banca: Carvalho, Alexandre Caldeirão
2° Membro da banca: Severo, Patrícia Schneider
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar os possíveis impactos que a implantação de free-shops pode trazer para o município de Jaguarão/RS. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica que tem por base a lei 12.723/2012, que autoriza o a instalação de lojas francas nos municípios fronteiriços que se caracterizam em cidades gêmeas. Para a construção de um debate em torno deste tema, serão abordados aspectos sobre free-shops e cidades gêmeas, perpassando em seguida para as questões que envolvem a implantação de uma zona franca. Sendo assim o desenvolvimento deste estudo traz ainda que minimamente, de forma concisa, considerações sobre pontos positivos e negativos, bem como os impactos econômicos gerados para os municípios inseridos na lógica de free-shops. Como resultados foram obtidos sete impactos sendo eles: valorização e desvalorização dos produtos nacionais, aumento da competitividade do comércio brasileiro, geração de emprego e renda, contrabando, turismo de compras, variação cambial e visibilidade da fronteira.
Abstract: Este estudio tiene por objetivo analizar los posibles impactos económicos que podrían traer la implementación de free-shops para el municipio de Jaguaron/RS. Para esta, se realizo una búsqueda, descriptiva y bibliográfica que tiene como base la ley 12.723/2012, la cual la instalación de tiendas francas en los municipios fronterizos que se caracterizan en ciudades gemelas. Para la construcción de un debate en torno de este tema, serán abordados aspectos sobre free-shops y ciudades gemelas, pasando enseguida para las cuestiones que envuelven la implementación de una zona franca. Siendo así el desenvolvimiento de éste estudio trae pero mínimamente, de forma concisa, consideraciones sobre puntos positivos y negativos, bien como los impactos económicos generados pala los municipios que forman parte de la lógica de free-shops. Como resultado fueron obtenidos siete impactos, siendo estos: valorización y desvalorización de los productos nacionales, aumento de la compencia del comercio brasilero, generar empleo y renta, contrabando, turismo de compras, variación en el cambio de dinero y visibilidad de la frontera.
metadata.dc.subject: Lojas francas
Jaguarão
Turismo
Compras
Cidades irmãs
Ciudades hermanas
Turismo
Tiendas libres de impuestos
Compras
Yaguarón
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: NODA, Talita Oliveira. Possibilidade de implantação de free-shops no lado brasileiro da fronteira Jaguarão-BR/Rio Branco-ÚY. 25p. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2263
metadata.dc.date.issued: 19-Jan-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TalitaOliveiraNoda2017.pdfTalita Oliveira Noda 2017424.92 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???