Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2257
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Contação de histórias: um patrimônio a serviço da formação de leitores e do fortalecimento de vínculos afetivos entre professor/aluno nas séries iniciais
metadata.dc.creator: Kluwe, Simone Vieira Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Amélia Rota Borges de
metadata.dc.contributor.referee3: Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho ambiciona demonstrar que as atividades de contação de histórias, especialmente nas series iniciais, quando mediadas pelo professor, podem promover aproximação entre docente/discente, auxiliar na compreensão e construção do conhecimento, bem como contribuir na formação de novos e competentes leitores, especialmente leitores literários. A fim de comprovar tal hipótese foi utilizado como corpus de análise as nossas vivências e experiências na participação das práticas de contação de histórias na Biblioteca Pública Infantil Profª Maria Martins Rossell e em escolas da rede municipal e estadual da cidade de Bagé, como membro do Projeto Vozes ao Pampa, da Unipampa, Campus Bagé, durante os anos de 2010 e primeiro semestre de 2011. Esta pesquisa confirmou que a prática da contação de histórias promove um ganho real para os ouvintes, que serão instigados a libertar sua criatividade em um ambiente motivador para a aprendizagem e que desta forma, estimulados na busca de novos títulos, terão a chance de tornarem-se leitores que, fomentados pela contribuição da leitura em suas vidas, terão a oportunidade de se conscientizar do seu papel cidadão na sociedade.
Abstract: The current work seeks to demonstrate how story-telling activities in elementary grades, when mediated by an educator, may promote a closer relationship between teacher and student, help with the comprehension and construction of knowledge, as well as contribute in the formation of new and competent readers, especially literary readers. During 2010 and the first semester of 2011, with the purpose of proving such hypothesis, we, as members of the of the project Vozes do Pampa, by Unipampa (University of Pampa), Bage Campus, analyzed our experiences with story-telling at city and state schools and at the Prof. Maria Martins Rossell Children’s Public Library. This research has confirmed that the practice of story-telling promotes a real gain to the listeners. They are persuaded to free their creativity in an environment that motivates the learning process. Stimulated in the search for different titles, the children will have the chance of becoming new readers which, encouraged by the contribution of reading in their lives, will have the opportunity of being aware of their role in society.
Keywords: Letras
Contação de histórias
Professor
Alunos das séries iniciais
Formação de leitores
Projeto Vozes ao Pampa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: KLUWE, Simone Vieira Lima. Contação de histórias: um patrimônio a serviço da formação de leitores e do fortalecimento de vínculos afetivos entre professor/aluno nas séries iniciais. 52p. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2257
Issue Date: 20-Jul-2011
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone Vieira Lima Kluwe TCC 2011.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.