Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2247
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O papel do serviço social no centro de referência de assistência social: limites e possibilidades no trabalho junto ao grupo de gestantes
Autor(es): Vargas, Melissa Welter
Primeiro Orientador: Goerck, Caroline
1° Membro da banca: Fraga, Cristina Kologeski
Resumo: A partir das experiências vivenciadas durante o processo de Estágio Supervisionado em Serviço Social, este estudo aborda, inicialmente, um retrospecto histórico em torno da constituição e do reconhecimento dos direitos sociais em geral, situando as origens desta política marcada pela dualidade e pela contradição, típica das relações sociais capitalistas. Destaca a Constituição Federal de 1988 como marco na esfera dos direitos. Apresenta aspectos importantes em torno da Assistência Social, bem como do trabalho realizado pelo Serviço Social nos espaços de implementação desta política. Privilegia o Programa de Atenção Integral à Família e os Centros de Referência de Assistência Social, preconizados pelas Normas Operacionais Básicas (NOB's) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Discorrendo sobre o instrumental de trabalho do assistente social, chega-se à temática do grupo enquanto tal. Tendo em vista a prática interventiva executada durante o processo de estágio no CRAS do bairro do Passo, no município de São Borja, junto ao grupo de gestantes, procurou-se clarificar alguns conceitos e classificações de grupo(s). Além disso, houve a intenção neste estudo de contribuir na desmistificação da utilização do grupo pelo Serviço Social, como uma “ferramenta” ou instrumento no cumprimento do seu compromisso na garantia de acesso a direitos. O trabalho apresenta relato das vivências de estágio, culminando com a reflexão em torno dos aspectos relevantes constatados no lócus da experiência. A partir das atividades desenvolvidas com o grupo foi possível observar o aumento da participação das usuárias nos encontros, bem como a qualidade destas participações e a integração entre as usuárias em sua relação com a coletividade.
Resumen : De las experiencias durante el proceso de cursillos prácticos dirigidos en Trabajo Social, este estudio se centra, inicialmente, una historia retrospectiva en torno al establecimiento y el reconocimiento de los derechos sociales en general, colocando los orígenes de esta política marcada por la dualidad y la contradicción, típico las relaciones sociales capitalistas. Aspectos destacados de la Constitución Federal de 1988 como marco en la esfera de los derechos. Presenta importantes cuestiones relacionadas con el bienestar, y el trabaljo realizado por los Servicios Sociales en el âmbito de aplicación de esta política. Se centra en el Programa de Integral de la Familia y los Centros de Referencia de Bienestar Social, recomendado por las normas básicas de funcionamiento (NOB), acerca de la Asistencia Social Unificada (SUAS). Hablando del trabajo fundamental de la trabajadora social, viene con el tema de la agrupación como tal. Con el fin de la práctica de intervención realizada durante la pasantía en el barrio del CRAS del Paso en el município de San Borja, cerca del grupo de mujeres, tratamos de aclarar algunos conceptos y clasificaciones de los grupos. Además, existía la intención de este estudio contribuyen a la desmitificación de la utilización de grupos de Servicios Sociales, como una "herramienta" u otro instrumento en el cumplimiento de su compromiso para garantizar el acceso a los derechos. El documento presenta las experiencias de los informes etapa, que culminó con la reflexión sobre los aspectos relevantes encontrados en el lugar de la experiencia. De las actividades desarrolladas con los grupos se observó una mayor participación de los usuarios en las reuniones, y la calidad de estas participaciones y de la integración entre los usuarios en sus relaciones con la comunidad.
Palabras clave : Centro de Referência de Assistência Social
Serviço Social
Grupo de gestantes
Assistência social
Gestantes
Centro de Referência de Bienestar Social
Trabajo Social
Grupo de mujeres
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : VARGAS, Melissa Welter. O papel do serviço social no centro de referência de assistência social: limites e possibilidades no trabalho junto ao grupo de gestantes. 92p. 2010. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2247
Fecha de publicación : 1-jul-2010
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Melissa Welter Vargas.pdf730.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.