Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2244
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação permanente e saúde mental: reflexões junto aos/as trabalhadores/as da ala Recomeçar
Autor(es): Garcia, Vanessa Roballo
Primeiro Orientador: Silva, Jocenir de Oliveira
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se uma análise bibliográfica e documental, utilizando as legislações, publicações científicas e livros relacionados aos principais eixos do trabalho, como também, os documentos elaborados durante os períodos de Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II, que foi realizado durante o segundo semestre do ano de 2014 ao término primeiro semestre do ano de 2015, no setor de Serviço Social do Hospital Ivan Goulart de São Borja, fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Sendo o estudo uma reflexão crítica da prática e das contribuições do/a profissional do Serviço Social diante da educação permanente, a partir das vivências e implementação, bem como dos resultados, do projeto de intervenção, intitulado: “Os/as trabalhadores/as da Ala Recomeçar do Hospital Ivan Goulart e a discussão sobre saúde mental”, que foi realizado com a equipe multiprofissional do setor. Quanto à escolha da temática para construção do trabalho, considerou-se os resultados do projeto de intervenção e a necessidade de ampliar espaços de educação permanente em saúde mental, indicada pelos/as profissionais da Ala Recomeçar. Para tanto, a fim de contextualizar a educação permanente em saúde e a reflexão crítica dos resultados do projeto de intervenção foi necessário resgatar a construção da política pública de saúde no país, bem como as reformas que antecederam esse processo, nesse sentido a tabela presente na página 33, visa demonstrar as legislações pertinentes ao tema. E ainda, apresentou-se o Serviço Social na saúde, destacando nesse sentido o/a assistente social na saúde mental. Dito isto, o presente trabalho demonstra como resultado a necessidade de ampliação dos espaços de educação permanente, enquanto um compromisso dos/as profissionais da saúde e, ainda, dos gestores da política de saúde.
Abstract: Este Trabajo Conclusión Curso (TCC) es una literatura y el análisis de documentos, mediante la legislación, publicaciones científicas y libros relacionados con los ejes principales de la obra, así como los documentos preparados durante los períodos de entrenamiento supervisado en Trabajo Social I y II, que se realizó durante la segunda mitad de 2014 para la primera mitad final del año 2015, en el sector de Servicios Sociales do Hospital Ivan Goulart de San Borja, en la frontera occidental de Rio Grande do Sul. a medida que el estudio de una reflexión crítica la práctica y las contribuciones a profesional del trabajo social en la educación permanente, de las experiencias y la ejecución, y los resultados del proyecto de intervención, titulada "los trabajadores Ward comienzan hospital de Ivan Goulart y la discusión sobre la salud mental ", que se realizó con el equipo multidisciplinar de la instituicion. En cuanto a la elección del tema para los trabajos de construcción, se consideró los resultados del proyecto de intervención y la necesidad de ampliar los espacios de educación continua en salud mental, indicado por profesional del setor. Por lo tanto, con el fin de contextualizar la educación para la salud en curso y la reflexión crítica de los resultados del proyecto de intervención era necesaria para rescatar a la construcción de la política de salud pública en el país, así como las reformas que conducen este proceso en ese sentido en esta tabla página 33, tiene como objetivo demostrar la legislación pertinente al tema. Y, sin embargo, que presentó los servicios sociales en la salud, destacando en consecuencia, el / a trabajador social en la salud mental. Dicho esto, este trabajo demuestra como resultado la necesidad de aumentar las oportunidades de educación continua, como un compromiso de / los profesionales de la salud y de los gestores de políticas de salud.
Palavras-chave: Serviço Social
Saúde mental
Educação permanente
Trabalho profissional
Serviço de saúde
Servicio Social
Salud Mental
Educación Continua
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citação: GARCIA, Vanessa Roballo. Educação permanente e saúde mental: reflexões junto aos/as trabalhadores/as da ala Recomeçar. 78p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2244
Data do documento: 8-Dez-2016
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Roballo Garcia.pdf919,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.