Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2242
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Turismo cultural: inventário cultural de Jaguarão – RS
metadata.dc.creator: Chaves, Sabrina Furtado
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Alexandre Caldeirão
metadata.dc.contributor.referee1: Severo, Patricia Schneider
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Francielle de
metadata.dc.description.resumo: Para se considerar uma cidade como histórica é necessário que ela tenha construções de valor histórico, ou seja, que contenham histórias ainda guardadas na memória da população. Locais onde ocorreram acontecimentos importantes para tal comunidade. A cidade de Jaguarão possui relevância patrimonial, pois possui o maior conjunto de prédios tombados por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Portanto Jaguarão pode ser incluída entre as cidades históricas e com potencial turístico, pois contém a maioria dos requisitos que Ministério do Turismo classifica como atrativos culturais e pode-se transformar turisticamente com a oferta de roteiros de turismo cultural. Este projeto tem como intuito descobrir, redescobrir e valorizar os atrativos arquitetônicos e culturais da cidade de Jaguarão, que possui inúmeros atrativos e um acervo cultural riquíssimo que, se for bem divulgado, fará com que a cidade ganhe relevância não apenas por causa dos eventos, Motofest e Carnaval, mas igualmente reconhecida como um centro cultural e de turismo cultural.
Abstract: Para que se considere una ciudad como histórica es necesário que ella tenga construcciones de valor histórico, es decir, que contengan histórias aún guardadas en la memoria de la problación. locales donde ocurrieron acontecimentos importantes para esa comunidad. La ciudad de Yaguarón posee relevancia patrimonial, pues posse el más grande conjunto de edifícios patrimoniales por parte del Instituto del Patrimonio Histórico y Artístico Nacional de Brasil (IPHAN). Por lo tanto Yaguarón puede ser incluída entre las ciudades históricas y con potencial turístico, pues contiene la mayoria de los requisitos que el Ministério del Turismo clasifica como atractivos culturales y puede trasformarse turisticamente con la oferta de roteros de turismo cultural. Este proyecto busca descubrir, redescubrir y valorar los atractivos y un acervo cultural riquísimo que, si fuese bien divulgado, hará con que la cuidad gane relevância no apenas a causa de los eventos Motofest y Carnaval, pero igualmente reconocida como um centro cultural y de turismo cultural.
Keywords: Turismo cultural
Inventário
Patrimônio
Inventario
Patrimonio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: CHAVES, Sabrina Furtado. Turismo cultural: inventário cultural de Jaguarão – RS. 61p. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2242
Issue Date: 27-Jun-2017
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão do Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SabrinaFurtadoChaves2017.pdfSabrina Furtado Chaves 20172,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.