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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A interferência da violência estrutural na construção da identidade social: contribuições do serviço social no processo de empoderamento de sujeitos
Autor(es): Ortiz, Rodrigo Rodrigues
Primeiro Orientador: Vieira, Monique Soares
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um Relatório TeóricoPrático, que propõe realizar uma análise a respeito de como a violência estrutural interfere na construção da identidade social, principalmente, no período da adolescência, e em como o Serviço Social, enquanto profissão interventiva e que atua nas relações sociais, pode contribuir para o processo de empoderamento dos sujeitos. Sendo embasado pelo método dialético-crítico e buscando uma perspectiva de totalidade, tem como direção a interdisciplinaridade em que as reflexões foram construídas em movimento de mediação entre o conhecimento as áreas de Serviço Social e Psicologia. A sistematização da prática foi propiciada por meio da análise dos instrumentos construídos durante do período de Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II (2015-2016), tais como: Diários de Campo, Projeto de Intervenção, Análise Institucional e Relatórios (Parcial e Final). Nesse sentido, ressalta-se que o objetivo central do presente trabalho consiste em apreender como a violência estrutural influi na construção da identidade social durante a adolescência, a fim de problematizar formas de enfrentamento que possam contribuir com o seu rompimento e como o Serviço Social pode atuar diante dessa expressão da questão social. Os objetivos específicos, foram construído na perspectiva de desvendar como a violência estrutural interfere na construção da identidade social de adolescentes; entender como agem os adolescentes frente às questões relacionadas à violência estrutural; e problematizar formas de enfrentamento à violência estrutural na vida dos adolescentes a partir das experiências vivenciados no campo de estágio. Considerando que a partir dos diálogos e ações interventivas realizadas com os/as adolescentes, evidenciou-se a reprodução de preconceitos, exclusão, introspecção e violência verbal. Nessa direção, salienta-se a importância da intervenção dos/as assistentes sociais, enquanto profissão capaz de construir respostas efetivas que busquem incitar um processo crítico-reflexivo e assim possibilitar que os sujeitos, em especial, adolescentes possam romper com práticas sociais reprodutoras de diversas expressões de violência. Além disso, os processos interventivos dos/as assistentes sociais poderão propiciar um espaço de diálogo e intervenção com adolescentes, com o intuito de construir condicionantes que possam favorecer a formação da identidade social a cada um/a, socializando informações, estimulando a autonomia, o autoconhecimento e a apreensão da realidade em que estão inseridos, por meio de ações socioeducativas, contribuindo, assim, para ampliação do debate acerca da identidade social no âmbito da formação e do trabalho profissional.
Abstract: Cette Cours de Travail Conclusion se compose d'un Rapport Théorique et Pratique, qui propose de réaliser une analyse sur la façon dont la violence structurelle interférer dans la construction de l'identité sociale, en particulier pendant l'adolescence, et le travail combien social comme profession interventionnelle et agit dans les relations sociales, peuvent contribuer au processus d'autonomisation des sujets. Ll est relié à la terre par la méthode dialectique-critique et la recherche d'un point de vue global, il est vers l'interdisciplinarité dans laquelle les réflexions ont été construits dans la médiation de mouvement entre les domaines de connaissance du Travail Social et de la Psychologie. La systématisation de la pratique a été rendue possible grâce à l'analyse des instruments construits au cours de la période de stage supervisé en Travail Social I et II (de 2.015 à 2.016), tels que: Champ Daily, Projet d'Intervention, l'analyse Institutionnelle et de Publication (Partielle et Finale ). En ce sens, il est souligné que l'objectif principal de ce travail est d'apprendre comment la violence structurelle affecte la construction de l'identité sociale au cours de l'adolescence, afin de discuter des moyens de faire face qui peuvent contribuer à leur rupture et comment le Travail Social peut agir sur cette expression de la question sociale. Les objectifs spécifiques ont été construits en vue de découvrir comment la violence structurelle interférer dans la construction de l'identité sociale des adolescents; comprendre comment les adolescents agissent face à des questions liées à la violence structurelle; et discuter des moyens de faire face à la violence structurelle dans la vie des adolescents à partir des expériences vécues dans le domaine de la formation. Considérant que des dialogues et des actions d'intervention prises avec / adolescents, la preuve de la reproduction des préjugés, l'exclusion, l'introspection et la violence verbale. En ce sens, il souligne l'importance de l'intervention des travailleurs sociaux, comme une profession capable de construire des réponses efficaces qui visent à inciter à un processus critique réflexive et ainsi permettre à la personne, en particulier, les adolescents peuvent briser la reproduction des pratiques sociales des différents expressions de violence. En outre, les processus d'intervention, travailleurs sociaux fourniront un espace de dialogue et d'intervention auprès des adolescents, afin de construire les conditions qui peuvent favoriser la formation de l'identité sociale à chaque, une information de socialisation, encourager l'autonomie, la connaissance de soi et la compréhension de la réalité dans laquelle ils vivent, grâce à des activités socio-éducatives, contribuant ainsi à l'expansion du débat sur l'identité sociale do dans la formation et le travail professionnel.
Palavras-chave: Violência estrutural
Identidade social
Adolescência
Serviço Social
Adolescente
Trabalho profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: ORTIZ, Rodrigo Rodrigues. A interferência da violência estrutural na construção da identidade social: contribuições do serviço social no processo de empoderamento de sujeitos. 113p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2240
Data do documento: 8-Dez-2016
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