???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2232
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Medidas socioeducativas: desvendando seu processo de execução no Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município de São Borja/RS
Autor(es): Dias, Ester Monçalves
Primeiro Orientador: Beras, Cesar Andre Luiz
1° Membro da banca: Pessôa, Elisângela Maia
2° Membro da banca: Pedersen, Jaina Raqueli
Resumo: Nosso problema é composto por três elementos constitutivos que estão articulados entre si e norteiam este estudo, o primeiro elemento são as medidas socioeducativas, o segundo elemento é o CREAS e o terceiro elemento se expressa na ressocialização do usuário em cumprimento de medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade- PSC. O objetivo central é o de analisar a contribuição efetiva do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS de São Borja para o processo de ressocialização dos usuários. Partiu-se de duas hipóteses que articulavam entre si cinco relações: (I)dinâmica de atendimento imediato e número elevado de usuários; (II) demandas sobre responsabilidade exclusiva do profissional assistente social, atendimento de diversas demandas e a não realização de um acompanhamento contínuo aos usuários; (III) desestímulo e resistência para cumprir a medida; (IV)rotatividade de profissionais como gerador de fragilização do trabalho, redução da equipe técnica e não planejamento de ações e (V) compreensão da medida de PSC em um sentido punitivo x pedagógico. A pesquisa é do tipo exploratório e se caracteriza também como estudo exploratório-descritivo combinados, pois a partir deste foi possível utilizar análises empíricas e teóricas na busca de resposta ao problema, o que possibilitou o uso de dados quantitativos e qualitativos. O método utilizado foi dialético que trabalha basicamente com três categorias: a historicidade, a contradição e a totalidade. A reflexão teórica que embasa o trabalho se expressa em em duas grandes discussões: a)a relação entre a dinâmica capitalista (questão social), a politica social, em particular, a de assistência social e a emergência do CREAS e b) a conexão entre o exercício profissional e a utilização das medidas socioeducativas na perspectiva da ressocialização. Em relação aos resultados da pesquisa, com base nos dados coletados a partir da pesquisa documental, podemos dizer que tivemos no total quatorze descobertas, onde comprovamos as três relações elencadas na primeira hipótese, e na segunda hipótese, a primeira relação foi comprovada de forma parcial e a segunda relação não foi comprovada.
Abstract: Nuestro problema se compone de tres elementos que se articulan y guían este estudio, el primer elemento es que las medidas sociales y educativas, el segundo elemento es el CREAS y el tercer elemento se expresa en la resocialización de usuario en cumplimiento de medidas socioeducativas para proporcionar servicio a la comunidad-PSC. El principal objetivo es analizar la contribución efectiva de la Asistencia Especializada Centro de Referencia SocialCREAS de San Borja para el proceso de resocialización de los usuarios. Se rompió dos hipótesis que unidos entre sí cinco relaciones: (I) la atención inmediata dinámico y un elevado número de usuarios; (II) exige la responsabilidad exclusiva del trabajador social profesional, la atención de varias demandas y el fracaso para llevar a cabo los usuarios de monitoreo continuo; (III) y desincentivar la resistencia a cumplir con la medida; (IV) la rotación de personal como de trabajo generador de fragilización, reducido equipo técnico y no la planificación de acciones y (V) la comprensión del PSC como un sentido pedagógico punitivo x. La investigación es exploratoria y se caracteriza también como estudio exploratorio y descriptivo combinado, porque de esto, fue posible utilizar el análisis empírico y teórico en la búsqueda de respuestas al problema, lo que permitió el uso de datos cuantitativos y cualitativos. El método dialéctico era trabajar básicamente tres categorías: la historicidad, la contradicción y todos. La reflexión teórica que subyace en la obra se expresa en dos grandes debates: a) la relación entre la dinámica capitalista (asuntos sociales), la política social, en particular, la asistencia social y b CREAS emergencia) la conexión entre el ejercicio profesional y el uso de medidas educativas en el contexto de la rehabilitación. En cuanto a los resultados de la investigación, basada en los datos obtenidos de la investigación documental, podemos decir que tuvimos un total de catorce descubrimientos, que han demostrado las tres relaciones que figuran en el primer caso y el segundo caso, la primera relación se probó parcialmente y el segundo enlace no se ha probado.
metadata.dc.subject: Assistente social
Trabalho profissional
Medidas Socioeducativas
Ressocialização
Prestação de Serviço à comunidade
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: DIAS, Ester Monçalves. Medidas socioeducativas: desvendando seu processo de execução no Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município de São Borja/RS. 108p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2232
metadata.dc.date.issued: 14-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ESTER MONÇALVES DIAS.pdf611.17 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???