Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2225
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abandono afetivo de idosos hospitalizados no município de São Borja
Autor(es): Rodrigues, Aline
Primeiro Orientador: Pessôa, Elisângela Maia
1° Membro da banca: Quadrado, Jaqueline Carvalho
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral analisar quais os motivos que levam os idosos internados no Hospital Ivan Goulart a serem abandonados afetivamente, e como objetivos específicos: verificar o perfil socioeconômico destes idosos, as consequências deste abandono, de que forma é caracterizado o abandono afetivo e como as relações familiares impactam neste processo de abandono afetivo. A escolha pelo tema não foi por acaso, uma vez que foi vivenciado pela estagiária de Serviço Social da instituição, percebendo que esta é a maior demanda do setor. Em análise realizada durante o estágio, nos documentos selecionados para a pesquisa, verificou-se que 60% da demanda do Serviço Social do Hospital Ivan Goulart são atendimentos a idosos internados sem acompanhante. É importante ressaltar que durante o período de internação não é cobrado nenhum valor referente aos custos de internação, uma vez que este valor é custeado pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A temática torna-se relevante, pois possibilita dar visibilidade sobre a importância do acompanhante para o idoso hospitalizado, bem como no seu dia-a-dia. A pesquisa foi documental do tipo qualitativa com análise de conteúdo, o método utilizado na pesquisa é o dialético-critico, que tem como categorias centrais a totalidade, historicidade e a contradição, sendo que estas categorias proporcionam um entendimento mais amplo das relações sociais. Verificou-se que a instituição não possui em seus prontuários de atendimentos do setor do Serviço Social nenhum apontamento relacionado à renda dos usuários, o que impossibilitou traçar um perfil socioeconômico dos idosos abandonados afetivamente. Contudo, desvelou-se que o principal motivo que leva os idosos a serem abandonados durante sua internação são as relações familiares, por vezes conflituosas, por vezes esgotadas pela rotina do sistema capitalista.
Abstract: Este Finalización de tareas, por supuesto, tiene como objetivo principal analizar los motivos que llevan a los ancianos ingresados en el Hospital Ivan Goulart que ser abandonado emocionalmente, y como objetivos específicos: determinar el perfil socioeconómico de estos ancianos, las consecuencias de este descuido, ¿cómo es caracterizado el abandono afectivo y cómo las relaciones familiares impacto que este proceso de abandono afectivo. La elección del tema no fue un accidente, ya que fue experimentada por el interno de la institución Trabajo Social, al darse cuenta de que esta es la mayor demanda en la industria. En el análisis realizado para trabajos de investigación seleccionados, se encontró que el 60% de la demanda del Hospital de Servicios Sociales Ivan Goulart son las visitas a los pacientes de edad avanzada admitió sin compañía. Es importante destacar que, durante el período de hospitalización cualquier cantidad referida a los costos de hospitalización, no se pagan, ya que esta cantidad es financiado por el SUS. La cuestión se vuelve más relevante posible para dar visibilidad a la importancia de la escolta para los ancianos hospitalizados, así como en su día a día. La investigación fue de tipo cualitativo de documento con el análisis de contenido, el método utilizado en la investigación es la dialéctica crítica, cuyo núcleo categorías totalidad, la historicidad y la contradicción, y estas categorías proporcionan una comprensión más amplia de las relaciones sociales. Se encontró que la institución no tiene en sus llamadas de la industria para los registros de trabajo social, ninguna nota relacionada con los ingresos de los usuarios, lo que hizo imposible para dibujar un perfil socio-económico de los ancianos abandonados afectivamente. Con todo lo que ha dado a conocer que la principal razón de que las personas mayores a ser abandonado durante su estancia, son las relaciones familiares, a veces contradictorias, a veces agotado por la rutina del sistema capitalista. Palabras clave: edad avanzada. El abandono afectivo. Las relaciones familiares.
Palavras-chave: Idosos
Abandono familiar
Relações familiares
Abandono afetivo
Internação hospitalar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: RODRIGUES, Aline. Abandono afetivo de idosos hospitalizados no município de São Borja. 72p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2225
Data do documento: 9-Dez-2016
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE RODRIGUES.pdf566.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.