Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2215
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Projeto de revitalização da orla do Rio Jaguarão
metadata.dc.creator: Guimarães, Linda Samara Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Alexandre Caldeirão
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Thiago Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Francielle
metadata.dc.description.resumo: Quando se ouve falar de revitalização, remete-se imediatamente a uma ideia de restauração de patrimônios históricos culturais, mas revitalização é um termo muito mais abrangente. Trata-se de um conjunto de ações que visam permitir a um determinado espaço, nova funcionalidade, um novo sentido em seu uso, visando uma melhoria do espaço e do seu entorno. A paisagem concretiza fisicamente a imagem das relações entre o homem e a natureza. Ao mesmo tempo em que moradores locais atuam ao longo dessa paisagem, a atividade turística se utiliza desta como atrativo. Por meio de uma reflexão teórica voltada à concepção da paisagem urbana, será desenvolvido um estudo de caso focado na análise ambiental e patrimonial. Com essa investigação será possível perceber a importância da ação do planejamento urbanístico. O presente trabalho propõe ações que transformem o Centro Histórico de Jaguarão em um produto turístico. A área de abrangência do projeto compreende o Mercado Público Municipal, a Praça do Desembarque e o Cais do Porto, que juntos, compõem um conjunto de atrativos arquitetônicos e culturais. Assim, o principal objetivo do projeto é investigar e propor uma forma de melhorar a qualidade paisagística do Cais do Porto de Jaguarão, e consequentemente a área em seu entorno, de maneira a proporcionar necessidades fundamentais aos seus moradores e transformar este belo espaço em um atrativo turístico.
Abstract: Cuando oímos hablar en revitalización, inmediatamente nos remitimos a una idea de restauro de patrimonios históricos culturales, pero revitalización es un término muy abrangente. Se trata de un conjunto de acciones que buscan permitir a un determinado espacio, nueva funcionalidad o nuevo sentido en su uso, buscando un incremento del espacio y de su entorno. El paisaje concretiza fisicamente la imagen de las relaciones entre hombre y naturaleza, Al mismo tiempo en que los habitantes locales actuan a lo largo de ese paisaje, la actividad turistica se utiliza de ella como atractivo. Por medio de una reflexión teórica dirigida a la concepción del paisaje urbano, será desarrollado un estudio de caso focado en el análisis ambiental y patrimonial. Con esta investigación será posible percibir la importancia de la acción del planeamiento urbanístico. El presente trabajo se propone acciones que transformen el Centro Histórico de Jaguarão en producto turístico. El área de abrangencia del proyecto comprende el Mercado Público Municipal, la Plaza del Desembarque y el Muelle del Puerto, que juntos, componen un conjunto de atractivos arquitectónicos y culturales. De este modo, el objetivo principal del proyecto es investigar y proponer una forma de mejorar la calidad paisagística del Muelle del Puerto de Jaguarão, y conecuentemente el área en su entorno, de manera a proporcionar necesidades fundamentales a sus habitantes y transformar este bello espacio en un atractivo turístico.
Keywords: Revitalização
Lazer
Turismo
Renovação
Revitalización
Ocio
Renovación
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: GUIMARÃES, Linda Samara Xavier. Projeto de revitalização da orla do Rio Jaguarão. 45p. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2215
Issue Date: 17-Aug-2016
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão do Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LindaSamaraXavierGuimarães2016.pdfLinda Samara Xavier Guimarães 20162,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.