???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2201
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Barbárie contemporânea no contexto educacional: paradoxos da docência diante de reportagens do site g1.com
Autor(es): Gaia, Crismara Valério
Primeiro Orientador: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
1° Membro da banca: Ouriques, João Luis Pereira
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
Resumo: A mídia é um dos cenários em que a barbárie se transfigura e, por conseguinte, auxilia na perpetuação e naturalização da violência em diversos segmentos sociais, culturais, políticos e econômicos. As imagens e autoimagens da docência carregam consigo tabus os quais não nos desvincularemos sem que haja um processo de reflexão e conscientização de um modo geral. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo debater as imagens e autoimagens da docência em contextos de barbárie. Assim, esta pesquisa pauta-se na necessidade de compreender os pressupostos da violência e quais são os impactos da barbárie contemporânea na profissão e trabalho docente. Buscamos aqui, com o propósito de debater, problematizar e refletir acerca do do papel do professor, apresentar um mapeamento feito em uma mídia popular o qual retrata a violência em diversos aspectos educacionais. Nessas conjunturas, a violência se torna um dos nossos objetos de pesquisa, juntamente com os paradoxos da docência, na perspectiva dos tabus e da barbárie que continua a se perpetuar. A partir de uma metodologia quanti-quali, utilizamos uma análise hermenêutica para que os contextos apresentados nas reportagens pudessem ser compreendidos em sua historicidade. Embora os discursos sobre a docência sejam acompanhados por tabus, mensurações e contradições da própria profissão e das críticas sociais, procuramos explanar discussões que elucidam o quanto a violência, além de severa, pode dificultar, equivocar e fortalecer práticas de autoritarismo, preconceito, discriminação, indiferença, frieza e aniquilamentos subjetivos.
Abstract: Los medios de comunicación son uno de los escenarios en el que la barbárie se transfigura y que, por cosiguiente, auxilian en la perpetuación y naturalización de la violecia dentro de los diversos segmentos sociales, culturales, políticos y económicos. Las imágenes y autoimágenes de la docencia cargan con una serie de tabúes de los cuales no nos desvincularemos sin que suceda un proceso de reflexión y conscientización de forma general. De este modo, el suigiente trabajo tiene como objetivo discutir las imágenes y autoimágenes de la docencia en contextos de barbárie. Por lo tanto, la presente investigación se pauta en la necesidad de compreender los presupuestos de violencia y cuáles son los impactos de la barbárie cotemporánea en la profesión y en el trabajo docente. Buscamos aqui, con el propósito de debatir, problematizar y reflexionar acerca del papel del profesor, presentar un mapeo realizado en un medio de comunicación popular que retrata la violencia en diversos aspectos educacionales. En estas circustancias, la violecia se vuelve uno de nuestros objetos de investigación, juntamente con las paradojas de la docencia, en una perspectiva de tabúes y barbárie que se cotinuan perpetuando. Partiendo de una metodologia quantiqualitativa, utilizamos un análisis hermenéutico para que los contextos presentados en los reportajes pudieran ser compreendidos dentro de su historicidad. Aunque los discursos acerca de la docencia se encuetren impregnados de tabúes, mensuraciónes y contradicciones de la propia profesión y de las críticas sociales, pretendemos desplayarnos en discusiones que arrojen luz sobre el hecho de que la violecia además de ser severa, puede dificultar, equivocar y fortalecer prácticas autoritárias, prejuicios, discriminación, indiferencia, frialdad y aniquilamientos subjetivos.
metadata.dc.subject: Educação
Docência
Barbárie
Educación
Docência
Barbárie
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: GAIA, Crismara Valério. Barbárie contemporânea no contexto educacional: paradoxos da docência diante de reportagens do site g1.com. 30p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2201
metadata.dc.date.issued: 8-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CrismaraValérioGaia2017.pdfCrismara Valério Gaia 2017400.32 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???