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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”
metadata.dc.creator: Bairros, Quelen Madlei Silveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Corniani, Fábio Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, João Antônio Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Bonito, Marco Antonio
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho abordará as ações publicitárias encontradas nos últimos 30 capítulos da telenovela “Viver a Vida”, transmitida pela Rede Globo, às 21 horas, com o intuito de descobrir se as inserções de merchandising acontecem de forma sutil ou de forma ostensiva. Para entender a introdução desta estratégia na teledramaturgia, foi realizado um levantamento sobre televisão, telenovela brasileira, merchandising, merchandising na telenovela. Ainda reunimos alguns conceitos de aplicabilidade desta ação publicitária para embasar a definição de sutileza utilizada nesta pesquisa. A relevância deste estudo está nos crescentes índices de investimentos realizados nesta ferramenta de divulgação, a telenovela é um dos expoentes mais procurados devido sua popularidade. Com a implantação da TV Digital e os seus recursos tecnológicos que proporcionam ao telespectador, além, de uma melhor qualidade de imagem e som, escolher o que e quando ver, podendo ignorar os intervalos comerciais. Sendo assim, o merchandising surge como uma das principais alternativas para o mercado publicitário, pois nesta ação o anunciante é divulgado por meio do conteúdo. O T-Commerce, disponível na TV Digital, pode alavancar o interesse das empresas em investir em merchandising, e para essas inserções não serem mal interpretadas pelos telespectadores devem ser transmitidas de forma suave, primando pela naturalidade e sutileza, sem alterar a qualidade artística do programa.
Abstract: This paper will address the advertising activity found in the last 30 chapters of the soap opera "Viver a Vida", broadcast by Rede Globo, 21 hours, in order to discover whether the insertions merchandising happen in subtle or overt manner. To understand the introduction of this strategy in television drama, a survey was conducted on television, Brazilian soap opera, merchandising, merchandising in the soap opera. Even met some concepts of applicability of this publicity campaign to base the definition of subtlety used in this study. The relevance of this study is the increasing rates of investment in this tool for the dissemination, the soap opera is one of the most popular exponents due to its popularity. With the deployment of Digital TV and its technological resources that provide the viewer as well, a better quality picture and sound, and when choosing what to see and can skip the commercial breaks. Thus, the merchandising emerges as one of the main alternatives to the advertising market, this action because the advertiser is disclosed through the content. The T-Commerce, available on Digital TV, can leverage the interest of companies to invest in merchandising, and these insertions are not misinterpreted by viewers to be transmitted smoothly, placing great importance on naturalness and subtlety, without changing the artistic quality of program.
Keywords: Telenovela
Merchandising
Publicidade
Propaganda
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: BAIRROS, Quelen Madlei Silveira de. Sutileza nossa de cada dia estudo de caso : merchandisings inseridos na telenovela “viver a vida”. 87p. 2010. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2190
Issue Date: 12-Jul-2010
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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