???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2148
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Andressa Hennig-
dc.creatorLucas, Jéssica Haidee Silva-
dc.date.accessioned2018-01-22T19:50:51Z-
dc.date.available2018-01-22T19:50:51Z-
dc.date.issued2017-11-09-
dc.identifier.citationLUCAS, Jéssica Haidee Silva. Materialismo e compulsão por compras: um estudo com consumidores de Sant’Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2148-
dc.description.abstractCompulsive buying behavior is influenced by several factors, such as psychological, family and sociological influences (ROBERTS 1998). Materialism also acts as a factor influencing compulsive buying behavior (SILVA, 2014). Some studies have shown that the level of materialism in consumers has been increasing (RICHINS 1994; BELK 1991; WATSON 2003), and that consumers buy more products than necessary because of the value and importance attributed to the goods. What helps to develop the compulsion to buy these consumers. This study aimed to identify the relationship between materialism and the shopping compulsion in the population of Santana do Livramento, to measure the existence of compulsive buying disorder in the sample population. The Compulsive Buying Scale, made by Faber and O'Guinn (1992), was used to measure the level of materialism in the sample using a scale made by Richins (2004). The sample consisted of 243 consumers. As main results, it is pointed out that the present research made it possible to conclude that it is not possible to affirm that there is a high level of compulsion for purchases in the sample of this study, and that women are more prone to compulsive shopping than men. In relation to materialism, men presented a higher level of materialism than women.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCompulsão por compraspt_BR
dc.subjectMaterialismopt_BR
dc.subjectAdministrationpt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectShopping compulsionpt_BR
dc.subjectMaterialismpt_BR
dc.titleMaterialismo e compulsão por compras: um estudo com consumidores de Sant’Ana do Livramentopt_BR
dc.title.alternativeMaterialism and compulsion for shopping: a study with consumers of Sant'Ana do Livramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165957457654666pt_BR
dc.contributor.referee1Corso, Kathiane Benedetti-
dc.contributor.referee2Ubal, Valentina Ortiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495743959288488pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143091478961145pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO comportamento de compra compulsivo é influenciado por diversos fatores, tais como: influências psicológicas, familiares e sociológicas (ROBERTS 1998). O materialismo também atua como um fator influenciador do comportamento de compra compulsiva (SILVA, 2014). Alguns estudos exibem dados que demonstram que o nível de materialismo nos consumidores vem se desenvolvendo cada vez mais (RICHINS 1994; BELK 1991; WATSON 2003), e que os consumidores compram mais produtos do que o necessário em função do valor e importância atribuída aos bens. O que ajuda desenvolver a compulsão por compras nestes consumidores. Esse estudo teve como objetivo identificar a relação entre o materialismo e a compulsão por compras na população de Santana do Livramento, para mensurar a existência do transtorno de compra compulsiva na população da amostra. Foi utilizada a Compulsive Buying Scale (Escala de compras compulsivas), confeccionada por Faber e O´Guinn (1992), e para medir o nível de materialismo na amostra foi utilizada escala confeccionada por Richins (2004). A amostra foi composta por 243 consumidores. Como principais resultados, aponta-se que a presente pesquisa possibilitou concluir que não se pode afirmar que existe um nível alto de compulsão por compras na amostra deste estudo, e que as mulheres têm maior tendência à compulsão por compras do que os homens. Em relação ao materialismo, os homens apresentaram um maior nível de materialismo do que as mulheres.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jéssica Haidee Silva Lucas 2017.pdf741.4 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???