Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2148
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Materialismo e compulsão por compras: um estudo com consumidores de Sant’Ana do Livramento
Otros títulos : Materialism and compulsion for shopping: a study with consumers of Sant'Ana do Livramento
Autor(es): Lucas, Jéssica Haidee Silva
Primeiro Orientador: Silva, Andressa Hennig
1° Membro da banca: Corso, Kathiane Benedetti
2° Membro da banca: Ubal, Valentina Ortiz
Resumo: O comportamento de compra compulsivo é influenciado por diversos fatores, tais como: influências psicológicas, familiares e sociológicas (ROBERTS 1998). O materialismo também atua como um fator influenciador do comportamento de compra compulsiva (SILVA, 2014). Alguns estudos exibem dados que demonstram que o nível de materialismo nos consumidores vem se desenvolvendo cada vez mais (RICHINS 1994; BELK 1991; WATSON 2003), e que os consumidores compram mais produtos do que o necessário em função do valor e importância atribuída aos bens. O que ajuda desenvolver a compulsão por compras nestes consumidores. Esse estudo teve como objetivo identificar a relação entre o materialismo e a compulsão por compras na população de Santana do Livramento, para mensurar a existência do transtorno de compra compulsiva na população da amostra. Foi utilizada a Compulsive Buying Scale (Escala de compras compulsivas), confeccionada por Faber e O´Guinn (1992), e para medir o nível de materialismo na amostra foi utilizada escala confeccionada por Richins (2004). A amostra foi composta por 243 consumidores. Como principais resultados, aponta-se que a presente pesquisa possibilitou concluir que não se pode afirmar que existe um nível alto de compulsão por compras na amostra deste estudo, e que as mulheres têm maior tendência à compulsão por compras do que os homens. Em relação ao materialismo, os homens apresentaram um maior nível de materialismo do que as mulheres.
Resumen : Compulsive buying behavior is influenced by several factors, such as psychological, family and sociological influences (ROBERTS 1998). Materialism also acts as a factor influencing compulsive buying behavior (SILVA, 2014). Some studies have shown that the level of materialism in consumers has been increasing (RICHINS 1994; BELK 1991; WATSON 2003), and that consumers buy more products than necessary because of the value and importance attributed to the goods. What helps to develop the compulsion to buy these consumers. This study aimed to identify the relationship between materialism and the shopping compulsion in the population of Santana do Livramento, to measure the existence of compulsive buying disorder in the sample population. The Compulsive Buying Scale, made by Faber and O'Guinn (1992), was used to measure the level of materialism in the sample using a scale made by Richins (2004). The sample consisted of 243 consumers. As main results, it is pointed out that the present research made it possible to conclude that it is not possible to affirm that there is a high level of compulsion for purchases in the sample of this study, and that women are more prone to compulsive shopping than men. In relation to materialism, men presented a higher level of materialism than women.
Palabras clave : Administração
Comportamento do consumidor
Compulsão por compras
Materialismo
Administration
Consumer behavior
Shopping compulsion
Materialism
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : LUCAS, Jéssica Haidee Silva. Materialismo e compulsão por compras: um estudo com consumidores de Sant’Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2148
Fecha de publicación : 9-nov-2017
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jéssica Haidee Silva Lucas 2017.pdf741.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.