Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2071
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Qualidade da mão de obra empregada em lavouras de arroz: um estudo exploratório em Santana do Livramento/RS
Otros títulos : Quality of labor employed in rice plantations: an exploratory study in Santana do Livramento / RS
Autor(es): Oliva, Cristiano de Vargas
Primeiro Orientador: Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa
1° Membro da banca: Viana, João Garibaldi Almeida
2° Membro da banca: Bugardt, Victor Hugo Veppo
Resumo: O presente estudo objetivou verificar o processo de qualificação da mão de obra nas lavouras de arroz irrigado de Santana do Livramento/RS assistidas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA, desenvolvendo-se para isso um estudo sobre o perfil da mão de obra rural e identificando-se como é feita a qualificação dessa mão de obra. Como metodologia, foi utilizado um estudo de campo, com entrevistas e observações realizadas e gravadas durante as visitas às propriedades. Os dados foram analisados por meio de viés qualitativo. Ao final deste estudo foi possível concluir que a diminuição de trabalhadores no campo é uma realidade, a faixa de anos trabalhados, tomando por base o perfil dos sujeitos desta pesquisa sua, na maioria, homens com 20 e 25 anos de carteira assinada como trabalhador rural. Esse dado por si só denota uma falta de renovação nessa mão de obra. Como recomendação e sugestão, propõe-se que os produtores de arroz e trabalhadores das granjas estudadas estabeleçam uma parceria com órgãos como IRGA, EMATER-RS/ASCAR, com a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, principalmente o Campus Dom Pedrito que tem um Curso voltado para as questões do Agronegócio, entre outras instituições públicas estaduais e federais, tudo isso com o intuito de aprofundar os conhecimentos de todos os envolvidos no cenário orizícola da Região de Santana do Livramento.
Resumen : This study aims to verify the labor qualification of flooded rice farms in Santana do Livramento / RS, which are advised by the Institute Rio Grandense do Arroz (IRGA). Interviews and observations were done into the farms to describe the way are done the workers qualifications and these data receive statistical qualitative treatment. Results shows a significant decrease of workers in this activity, especially men from age of 20 to 25, indicating that renewing of workers are not occurring anymore. We recommend that rice producers and institutions related might work collaboratively in future research, trying improving the qualification opportunities to the flooded rice farm workers.
Palabras clave : Administração
Qualificação profissional
Trabalhador rural
Administration
Professional qualification
Farm Worker
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : OLIVA, Cristiano de Vargas. Qualidade da mão de obra empregada em lavouras de arroz: um estudo exploratório em Santana do Livramento/RS. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2071
Fecha de publicación : 28-nov-2017
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cristiano de Vargas Oliva.pdf806.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.