Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2071
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Qualidade da mão de obra empregada em lavouras de arroz: um estudo exploratório em Santana do Livramento/RS
Other Titles: Quality of labor employed in rice plantations: an exploratory study in Santana do Livramento / RS
metadata.dc.creator: Oliva, Cristiano de Vargas
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, João Garibaldi Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Bugardt, Victor Hugo Veppo
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou verificar o processo de qualificação da mão de obra nas lavouras de arroz irrigado de Santana do Livramento/RS assistidas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA, desenvolvendo-se para isso um estudo sobre o perfil da mão de obra rural e identificando-se como é feita a qualificação dessa mão de obra. Como metodologia, foi utilizado um estudo de campo, com entrevistas e observações realizadas e gravadas durante as visitas às propriedades. Os dados foram analisados por meio de viés qualitativo. Ao final deste estudo foi possível concluir que a diminuição de trabalhadores no campo é uma realidade, a faixa de anos trabalhados, tomando por base o perfil dos sujeitos desta pesquisa sua, na maioria, homens com 20 e 25 anos de carteira assinada como trabalhador rural. Esse dado por si só denota uma falta de renovação nessa mão de obra. Como recomendação e sugestão, propõe-se que os produtores de arroz e trabalhadores das granjas estudadas estabeleçam uma parceria com órgãos como IRGA, EMATER-RS/ASCAR, com a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, principalmente o Campus Dom Pedrito que tem um Curso voltado para as questões do Agronegócio, entre outras instituições públicas estaduais e federais, tudo isso com o intuito de aprofundar os conhecimentos de todos os envolvidos no cenário orizícola da Região de Santana do Livramento.
Abstract: This study aims to verify the labor qualification of flooded rice farms in Santana do Livramento / RS, which are advised by the Institute Rio Grandense do Arroz (IRGA). Interviews and observations were done into the farms to describe the way are done the workers qualifications and these data receive statistical qualitative treatment. Results shows a significant decrease of workers in this activity, especially men from age of 20 to 25, indicating that renewing of workers are not occurring anymore. We recommend that rice producers and institutions related might work collaboratively in future research, trying improving the qualification opportunities to the flooded rice farm workers.
Keywords: Administração
Qualificação profissional
Trabalhador rural
Administration
Professional qualification
Farm Worker
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Santana do Livramento
Citation: OLIVA, Cristiano de Vargas. Qualidade da mão de obra empregada em lavouras de arroz: um estudo exploratório em Santana do Livramento/RS. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2071
Issue Date: 28-Nov-2017
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiano de Vargas Oliva.pdf806,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.