Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2048
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Política fiscal: uma comparaçãoentre os governos FHC e Lula
Autor(es): La Regina, Beatriz Mendes
Primeiro Orientador: Bunde, Altacir
1° Membro da banca: Medeiros, Bruna Taize de
2° Membro da banca: Gonçalves, Margarete Leniza Lopez
Resumo: A política fiscal estabelece os propósitos e realizações associadas com os custos e receita por parte dos governos. Utiliza-se uma política fiscal expansionista sempre que o propósito é incentivar a demanda agregada, principalmente quando a economia passa por um tempo de estagnação. Adota-se uma política fiscal contracionista, quando o governo toma decisões para então tentar reduzir seus gastos ou aumentar os tributos, ou uma combinação de ambos. Diante disso, o presente trabalho teve como propósito, analisar as diferenças das políticas fiscais adotadas durante os governos de FHC e Lula e seus impactos sobre o crescimento econômico, a redução do desemprego e da desigualdade social no Brasil. Com a pesquisa, observou-se que a política fiscal adotada no governo de Luís Inácio Lula da Silva, com exceção do ano de 2003, teve caráter expansionista o que levou a um maior crescimento do PIB, redução do desemprego e diminuição da desigualdade social, enquanto que, nos dois mandatos de FHC, a política fiscal foi contracionista sendo que no ano de 1999, teve caráter extremamente contracionista, o que explica um menor crescimento econômico, maior desemprego e índices mais elevados de desigualdade social. Como procedimento metodológico para a realização da pesquisa, adotouse a teórica e a documental.
Abstract: La política fiscal establece los propósitos y realizaciones asociados a los costos e ingresos por parte de los gobiernos. Se utiliza una política fiscal expansiva siempre que el propósito es incentivar la demanda agregada, principalmente cuando la economía pasa por un tiempo de estagnación. Se adopta una política fiscal restrictiva cuando el gobierno toma decisiones para reducir gastos o aumentar tributos, o una combinación de ambos. Así, este trabajo tuvo como propósito analizar diferencias de las políticas fiscales adoptadas durante los gobiernos de FHC y Lula y sus impactos sobre el crecimiento económico, la reducción del desempleo y de la desigualdad social en el Brasil. Con la investigación, se observó que la política fiscal adoptada en el gobierno de Luís Inácio Lula da Silva, a excepción del año de 2003, tuvo carácter expansivo, lo que llevó a un mayor crecimiento del PIB, reducción del desempleo y disminución de la desigualdad social, mientras que en ambos mandatos de FHC, la política fiscal fue restrictiva, siendo que en 1999, tuvo carácter estrictamente restrictiva, lo que explica un menor crecimiento económico, mayor desempleo e índices más elevados de desigualdad social. Como procedimiento metodológico para la investigación, se adoptó el teórico y documental.
Palavras-chave: Política fiscal
Crescimento econômico
Desemprego
Desigualdade social
Crecimiento económico
Desempleo
Desigualdad social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2048
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FHC X LULA - BEATRIZ MENDES.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.