Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2034
Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
Título: Formação continuada na e pela escola: uma proposta partindo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa
Autor(es): Masson, Lilia Jurema Monteiro
Primeiro Orientador: Moura, Patrícia dos Santos
1° Membro da banca: Nörnberg, Marta
2° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
3° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é o resultado da pesquisa que teve como objetivo promover a efetivação da prática da formação continuada na e pela escola. Emergiu das inquietações provocadas a partir da minha atuação como formadora docente, na condição de orientadora de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tendo em vista que a referida formação gerou práticas de reflexão sobre a ação pedagógica entre professores envolvidos, bem como a revisão dos conceitos e significados da área da alfabetização. Entretanto esta formação não contemplava os professores de quarto e quinto anos do ensino fundamental, como também os gestores das instituições escolares, no início de sua implantação. A pesquisa foi inspirada na concepção de Nóvoa (2009) sobre formação continuada e partiu dos princípios formativos e pedagógicos do PNAIC. A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica, realizada com as professoras de pré-escola, anos iniciais e gestoras de uma instituição escolar da rede municipal de Bagé-RS, através de Rodas de Formação, dentro do seu ambiente de trabalho, que oportunizaram aos sujeitos da pesquisa a partilha de saberes e a reflexão, utilizando as narrativas e escritas das professoras, dentre elas o Caderno de Metacognição. Com base na realização das análises do que foi escrito pelas professoras e observado, usando como auxílio as gravações em vídeo, eu pude perceber que as professoras, quando tiveram espaço e foram provocadas, expuseram os trabalhos realizados na sala de aula com os alunos durante as Rodas, demonstraram interesse para a compreensão dos conceitos abordados nos encontros, anunciaram que incorporaram à sua prática alguns princípios trabalhados, participaram das propostas e manifestaram a possibilidade da continuidade das formações organizadas pela própria escola.
Abstract: Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de la investigación que tuvo como objetivo promover la efectividad de la práctica de la formación continuada en la escuela. Surgió de las inquietudes provocadas a partir de mi actuación como formadora docente, en la condicón de orientadora de estudio del Pacto Nacional da Idade Certa (PNAIC), teniendo en vista que dicha formación generó prácticas de reflexión sobre la acción pedagógica entre profesores involucrados, así como la ventilación de los conceptos y significados del área de la alfabetización. Sin embargo esta formación no contemplaba a los profesores de cuarto y quinto años de la enseñanza fundamental, así como a los gestores de las instituciones escolares, al inicio de su implantación. La investigación fue inspirada en la concepción de Nóvoa (2009) sobre formación continuada y partió de los principios formativos y pedagógicos del PNAIC. La metodología utilizada fue la intervención pedagógica, realizada con las profesoras de preescolar, años iniciales y gestoras de una institución escolar de la red municipal de Bagé-RS, a través de Ruedas de Formación, dentro de su ambiente de trabajo, que oportunizaron a los sujetos de la investigación el compartir de saberes y la reflexión, utilizando las narrativas y escrituras de las profesoras, entre ellas el Cuaderno de Metacognición. Con base en la realización de los análisis de lo que fue escrito por las profesoras y observado, usando como ayuda las grabaciones en video, pude percibir que las profesoras, cuando tuvieron espacio y fueron provocadas, expusieron los trabajos realizados en el aula con los alumnos durante las visitas. Las ruedas, demostraron interés para la comprensión de los conceptos abordados en los encuentros, anunciaron que incorporaron a su práctica algunos principios trabajados, participaron de las propuestas y manifestaron la posibilidad de la continuidad de las formaciones organizadas por la propia escuela.
Palavras-chave: Formação continuada
Anos iniciais
Escola
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Formación continuada
Años iniciales
Escuela
Pacto Nacional da Idade Certa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: MASSON, Lilia Jurema Monteiro. Formação continuada na e pela escola: uma proposta partindo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 168p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2034
Data do documento: 30-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LiliaJuremaMonteiroMasson2017.pdfLilia Jurema Monteiro Masson 20172.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.