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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por agregado miúdo reciclado de pet em concretos convencionais
metadata.dc.creator: Jardim, Rosiéli Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Venquiaruto, Simone Dornelles
metadata.dc.description.resumo: A utilização de materiais reciclados gera inúmeros benefícios econômicos e ambientais, pois minimizam a extração de recursos naturais, além de diminuir a poluição e gastos. Este trabalho de pesquisa objetivou verificar a influência da substituição parcial da areia natural em concretos convencionais por agregado miúdo reciclado de PET quanto às suas propriedades mecânicas (resistência à compressão axial e resistência à tração por compressão diametral), nas idades de controle de 7 e 28 dias. O programa experimental foi dividido em duas etapas distintas. Na primeira etapa, foi desenvolvido um estudo de dosagem pelo Método do IPT/EPUSP. A partir da elaboração do diagrama de dosagem, determinou-se um traço com consumo de cimento intermediário, para possibilitar a confecção de um concreto de desempenho normal. A segunda etapa do programa experimental correspondeu às moldagens dos concretos do traço intermediário e da execução dos ensaios mecânicos. Parte dos concretos foi confeccionada com substituição parcial do agregado miúdo por agregado reciclado de PET nos teores de 10% e 15% (substituição em volume), e parte dos concretos foram moldados com 100% de agregado miúdo natural, para servirem como referência. A partir dos resultados médios obtidos nos ensaios mecânicos foi realizado uma análise estatística onde constatou-se não haver diferença significativa entre os resultados dos concretos com substituição de PET nos teores estudados (10% e 15%) e às suas respectivas referências.
Abstract: The use of recycled materials generates numerous economic and environmental benefits, as they minimize the extraction of natural resources, as well as reduce pollution and expenses. The objective of this research was to verify the influence of the partial replacement of natural sand on conventional concretes by small recycled PET aggregate with respect to its mechanical properties (resistance to axial compression and tensile strength by diametral compression), in the control ages of 7 and 28 days. The experimental program was divided into two distinct stages. In the first step, a dosage study was developed using the IPT / EPUSP method. From the elaboration of the dosage diagram, a trait with intermediate cement consumption was determined, to allow the construction of a concrete of normal performance. The second stage of the experimental program corresponded to the moldings of the concretes of the intermediate trace and the execution of the mechanical tests. Part of the concretes was made with partial replacement of the small aggregate by recycled aggregate of PET in the contents of 10% and 15% (substitution in volume), and some of the concretes were cast with 100% of natural kid's aggregate, to serve as reference. From the results obtained in the mechanical tests, a statistical analysis was carried out, where it was verified that there was no significant difference between the results of concrete with substitution of PET in the contents studied (10% and 15%) and their respective references.
Keywords: Engenharia civil
Concreto
Agregado miúdo
Resistência à compressão axial
Civil engineering
Concrete
Small aggregate
Axial compression strength
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citation: JARDIM, Rosiéli Ribeiro. Estudo da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por agregado miúdo reciclado de pet em concretos convencionais. 71 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1896
Issue Date: 28-Nov-2016
Appears in Collections:Engenharia Civil



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