???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1867
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Melo, Amanda Meincke-
dc.creatorPereira, Jessica Cristina Brasil-
dc.date.accessioned2017-09-12T20:15:24Z-
dc.date.available2017-09-12T20:15:24Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jessica Cristina Brasil. Um processo de desenvolvimento de software para/com Crianças: integração entre engenharia de software e Interação humano-computador. 69p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1867-
dc.description.abstractChildren are potential users of digital technologies as much as adults. There are several experiences described in the literature of children’s involvement in software development to their use. However, these experiences do not show any Software Engineering approach. Although it is possible to identify works that integrate Human-Computer Interaction to Software Engineering, only the area of Human-Computer Interaction has shown significant contributions to the software development for/with children. This work aims to propose a software development process for/with children, integrating Software Engineering and Human-Computer Interaction methods, techniques and practices, to support researchers and software developers. In this way, we purpose modeling, with the BPMN notation, a process of software development for/with children, with the support of techniques such as participant observation, meetings, interviews and documental analysis. As the result of this work, there is a software development process model for/with children, resulting from the analysis of four exploratory studies and validated with the team from the research project Inclusive Design for/with Children and Teenagers of Communication and Information Digital Technologies (DICA-TDIC). This model can be adopted as a reference for the development of software with children in new projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEngenharia de Softwarept_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectModelo de processopt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectSoftware Engineeringpt_BR
dc.subjectMan-machine interactionpt_BR
dc.subjectProcess modelpt_BR
dc.titleUm processo de desenvolvimento de software para/com crianças: integração entre engenharia de software e interação humano-computadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoCrianças são potenciais usuárias de tecnologias digitais tanto quanto os adultos. Há várias experiências relatadas na literatura do envolvimento da criança no desenvolvimento de software para seu uso. Entretanto, essas não apresentam uma abordagem de Engenharia de Software. Embora seja possível identificar diferentes trabalhos que integrem a área de Engenharia de Software e de Interação Humano- Computador, somente a área de Interação Humano-Computador tem mostrado contribuições significativas ao desenvolvimento de software para/com crianças. Este trabalho tem como objetivo, portanto, propor um processo de desenvolvimento de software para/com crianças, integrando métodos, técnicas e ferramentas de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador, para auxiliar engenheiros de software e pesquisadores. Propõe-se, assim, a modelagem, em notação BPMN, de um processo de desenvolvimento de software para/com crianças, com auxílio de técnicas como observação participante, reuniões, entrevistas e análise documental. Como resultado do trabalho, tem-se um modelo de processo de desenvolvimento de software para/com crianças, resultante da análise de quatro estudos exploratórios e validado com a equipe do projeto de pesquisa DICA-TDIC – Design Inclusivo para/com Crianças e Adolescentes de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Este modelo pode ser adotado como referência para o desenvolvimento de software com crianças em novos projetos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Um processo de desenvolvimento de software paracom Crianças integração entre engenharia de software e Interação humano-computador.pdf1.77 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???