Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1864
Tipo: Monografia de Especialização
Título : A relevância da implantação de sistemas nas micro e pequenas empresas para a gestão e a tomada de decisões
Autor(es): Silva, Gabriela Elaine Silva
Primeiro Orientador: Corso, Kathiane Benedetti
1° Membro da banca: Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa
2° Membro da banca: Lima, Luiz Edgar Araujo
Resumo: O objetivo deste trabalho é abordar a importância da implantação de um sistema de informações para a gestão da empresa, o quanto esse investimento tecnológico pode trazer maior produtividade, através da automação e da disponibilização de informações relevantes para a tomada de decisões cotidianas desta.Para a realização da pesquisa, foi utilizada a técnica de entrevista do tipo estruturada, em três minimercados de bairros da cidade, com os proprietários e usuários do sistema.Também foi entrevistado o proprietário da empresa fornecedora do sistema e do suporte às empresas entrevistadas. Os resultados da pesquisa apontam que a implantação de sistema nas empresas tem gerado resultados significativos em termos de e agilidade e eficiência no acesso às informações e nos processos importantes para a gestão do empreendimento. As principais conclusões obtidas revelam que esse investimento é um diferencial na gestão dessas empresas, otimizando a operacionalização e a tomada de decisões nas diversas áreas do negócio.Uma utilização mais completa das funcionalidades oferecidas poderá ampliar as vantagens, maximizando os resultados dessa implantação.
Resumen : El objetivo de este estudio es analizar la importancia de la implementación de un sistema de información para la gestión de la empresa, ya que esta inversión tecnológica, conduce a mayor productividad a través de la automatización y la entrega de información relevante para la toma de decisiones diarias de este. Para la investigación, se utilizó la técnica tipo de entrevista estructurada en tres pequeños supermercados de los barrios de la ciudad con los propietarios y usuarios de sistema.Também entrevistó al propietario de la empresa proveedora de sistemas y apoyo de las empresas entrevistadas. Los resultados del estudio muestran que la implementación del sistema en las empresas ha generado resultados significativos en términos de agilidad y eficiencia y el acceso a la información y procesos importantes para la gestión de la empresa. Las principales conclusiones indican que esta inversión es una diferencia en la gestión de estas empresas, la optimización de la operación y toma de decisiones en diversas áreas de negócio.Uma más plena utilización de las prestaciones ofrecidas pueden ampliar los beneficios, la maximización de los resultados de la aplicación.
Palabras clave : Sistema de informação
Administração
Microempresa
Information system
Management
Micro enterprise
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : SILVA, Gabriela Elaine Silva. A relevância da implantação de sistemas nas micro e pequenas empresas para a gestão e a tomada de decisões. Curso de especialização em Gestão de pequenas e médias empresas. Santana do Livramento: Unipampa, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1864
Fecha de publicación : 30-mar-2016
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriela Elaine Silva Silva 2016.pdf336.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.