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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Personal Scrum: uma alternativa ágil para desenvolvimento de indie games
metadata.dc.creator: Costa, Kaio Rezende Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Cheiran, Jean Felipe Patikowski
metadata.dc.description.resumo: A adoção de processos de software é uma necessidade no desenvolvimento de sistemas. Apesar da vasta quantidade de processos que auxiliam no desenvolvimento tradicional de software, quando o foco é o desenvolvimento de jogos a situação muda. Além de serem poucos os processos formalmente descritos que atendem às especificidades da criação de um jogo, os desenvolvedores de jogos ainda possuem certa resistência na adoção de alguns desses processos. Em grandes produtoras de jogos, variações dos processos tradicionais ainda são adotadas por se adaptarem ao perfil da equipe de desenvolvimento. Porém, no mercado de jogos independentes, muitos desenvolvedores atuam sozinhos (ou em equipes pequenas) no processo inteiro de desenvolvimento do jogo, tornando a adaptação de metodologias tradicionais e burocráticas praticamente inviável. Com o objetivo de mitigar essas limitações, este trabalho propõe um processo baseado na metodologia ágil Scrum. O processo proposto é do tipo Personal Scrum, voltado para o desenvolvimento de jogos em equipes com apenas um membro. Para a elaboração do processo foram analisadas as práticas do Scrum tradicional e as do Personal Scrum, utilizando a metodologia de análise de conteúdo. Após elaborado o processo, ele foi validado por meio de um Estudo Experimental com alunos da UNIPAMPA da disciplina de Laboratório de Desenvolvimento de Jogos Digitais. Com os resultados desta pesquisa conseguimos apresentar evidências da viabilidade do uso do Personal Scrum para o desenvolvimento de jogos, posto que quem utilizou Personal Scrum teve maior produtividade do que os que utilizaram processos ad hoc e para o questionário de satisfação, tivemos um maior número de respostas positivas dos desenvolvedores que usaram Personal Scrum. Esta pesquisa, embora tenha tido uma amostra pequena no Estudo Experimental, pôde fundamentar bases sólidas para trabalhos futuros que possam consolidar o Personal Scrum como um processo viável e eficaz.
Abstract: The adoption of software processes is a need on system development. Despite the wide amount of processes helping the development of traditional software, when the focus is on game development the situation changes. Besides only having a few formal processes that suit to the specificities for the creation of a game, game developers still have resistance in adopting some of those processes. On big game publishers, variations of traditional processes are still adopted because they can adapt to the profile of developers’ team. However, on the market of indie games, many developers work alone (or in tiny teams) on the entire development process, making the adaptation of traditional, bureaucratic methodologies nearly impossible. The main goal of this work is to propose a process based on Scrum agile methodology. The proposed process is Personal Scrum type for development of games with only one developer. For process elaboration the practices of traditional Scrum and Personal Scrum were analysed, using content analysis methodology. After the process was elaborated, it was validated by an Experimental Study with the students of UNIPAMPA’s Laboratory Digital Games Development course. With the results of this research we can present evidence of the feasibility of using Scrum Personal for game development, since those who used Personal Scrum had higher productivity than those using ad hoc processes and, for the satisfaction questionnaire, we had a higher number of positive responses from developers using Personal Scrum. This research, while having a small sample in the Experimental Study, was able to provide a solid foundation for future work that could consolidate Personal Scrum as a viable, effective process.
Keywords: Scrum (Desenvolvimento de software)
Jogos
Engenharia de software
Processos de Software
Software Processes
Software Engineering
Games
Scrum (Software Development)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citation: COSTA, Kaio Rezende Nunes. Personal Scrum: uma alternativa ágil para desenvolvimento de indie games. 87p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1853
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:Engenharia de Software

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