Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1822
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência do marketing pessoal na empregabilidade dos alunos do curso de administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
metadata.dc.creator: Rodrigues, Aline da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Silinske, Jaqueline
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Luiz Edgar Araújo
metadata.dc.description.resumo: As mudanças do cenário econômico mundial, bem como o aumento significativo do número de instituições de ensino superior faz do mercado de trabalho um ambiente cada vez mais competitivo onde possuir diferenciais como o marketing pessoal entre outros, passou a ser mais necessário para a conquista de espaço. Para administradores, profissionais de formação eclética o mercado torna-se mais vasto, porém mais competitivo, pois em suas diversas áreas de atuação também atuam profissionais de diferentes áreas. A partir desta visão o estudo teve como objetivo identificar a influência do marketing pessoal na empregabilidade dos alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Para isto realizouse uma pesquisa de tipo descritiva, com abordagem qualitativa em que se usou como método o estudo de caso e como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos formandos do Curso de Administração da UNIPAMPA. Dentre os resultados constatou-se que o marketing pessoal exerce grande influência na empregabilidade dos futuros administradores podendo ser apontado como elemento importante na formação destes profissionais, sugerindo-se ao final do estudo o reconhecimento desta importância por parte da instituição investigada e que a mesma, através da Coordenação do Curso de Administração, promova uma atualização na próxima análise do Projeto Pedagógico do Curso.
Abstract: The changes in the world economic scenario, as well as the significant increase in the number of higher education institutions, make the labor market an increasingly competitive environment where it possesses differentials such as personal marketing among others, became more necessary for the conquest of space . For managers, professionals of eclectic formation the market becomes more vast, but more competitive, since in its diverse areas of activity also work professionals of different areas. Based on this vision, the study aimed to identify the influence of personal marketing on the employability of the students of the Administration course of the Federal University of Pampa - UNIPAMPA. For this purpose, a descriptive research was carried out with a qualitative approach in which the case study was used as a data collection technique and semi-structured interviews with students from the UNIPAMPA Administration Course. Among the results it was verified that personal marketing exerts a great influence on the employability of the future administrators, being able to be pointed out as an important element in the formation of these professionals, suggesting at the end of the study the recognition of this importance by the investigated institution and that, Through the Coordination of the Administration Course, promote an update in the next analysis of the Pedagogical Project of the Course.
Keywords: Marketing pessoal
Empregabilidade
Mercado de trabalho
Formação do administrador
Personal marketing
Employability
Job market
Training administrator
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1822
Issue Date: 30-Dec-2016
Appears in Collections:Administração
Administração
Administração
Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - 12.12.2016 versão cd.pdfTCC Aline da Silva Rodrigues749,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.