Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1807
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Uma proposta de ensino de frações usando a metodologia de resolução de problemas
metadata.dc.creator: Zacarias, Margarete Lúcia Ceolin
metadata.dc.contributor.advisor1: Marcon, Divane
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de frações usando a Metodologia de Resolução de Problemas, tendo como foco contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências no aprendizado de frações no 6º ano da Educação Básica. Este estudo sugere alternativas de ensino aos professores para que seus alunos adquiram uma melhor compreensão sobre frações, além de estimular a criatividade e a reflexão por meio desta metodologia. Ainda, com o objetivo de orientar e exemplificar o modo de se trabalhar com o tema em foco, são apresentados planos de aula usando a Metodologia de Resolução de Problemas.
Abstract: This work presents a proposal for teaching fractions using the problem solving methodology, it focuses on contributing to the development of skills and competences in the process of learning fractions at a primary sixth grade education. This study suggests teaching alternatives for instructors to apply in their students so that they acquire a better understanding of fractions, and stimulate creativity and thinking thru this methodology. In addition, in order to guide and illustrate how to work with the focused theme, some teaching plans are presented using the problem solving methodology.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Matemática
Frações
Resolução de problemas
Educação
Teaching
Learning
Mathematics
Fractions
Problem solving
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citation: ZACARIAS, Margarete Lúcia Ceolin. Uma proposta de ensino de frações usando a metodologia de resolução de problemas. 90p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1807
Issue Date: 3-Nov-2011
Appears in Collections:Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma proposta de ensino de frações usando a metodologia de resolução de problemas.pdf790,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.