Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1806
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Utilização do software geogebra no estudo de ângulos
metadata.dc.creator: Goulart, Marisete Regina Sonego
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Vanessa Gindri
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma proposta para que os professores de ensino de Matemática passem a utilizar as novas tecnologias como suporte no ensino de ângulos, possibilitando aos estudantes, através do software GeoGebra, visualizar, explorar e refletir sobre suas propriedades e conceito. A partir de um roteiro elaborado pelo professor e utilizando as ferramentas disponíveis no programa, os alunos desenvolverão as atividades. As atividades desenvolvidas com os recursos tecnológicos, existentes nas escolas, estimulam a curiosidade, a autoconfiança, o potencial criador e a autonomia, servindo como motivadores e facilitadores da construção do conhecimento. Em razão disso, se pode dizer que o uso de tecnologias pode e deve fazer parte dos instrumentos pedagógicos do professor, desde que utilizados de forma adequada. Por fim, é feito um levantamento dos resultados obtidos, comparando as notas das avaliações da turma que realizou atividades sobre ângulos em sala de aula e no Laboratório de Informática com outra que só trabalhou em sala de aula. Também, são apresentados planos de aula, que poderão incrementar a prática pedagógica no estudo de ângulos.
Abstract: This paper presents a proposal for the teaching of Mathematics teachers start to use new technologies to support the teaching of angles, enabling students, through the GeoGebra software, view, explore and reflect on their properties and concept. From a script prepared by the teacher and using the tools available in the program, students will develop the activities. The activities developed with the technological resources that exist in schools, encourage curiosity, self-confidence, autonomy and creative potential, serving as motivators and facilitators of knowledge construction. As a result, one can say that the use of technology can and should be part of the teacher's teaching tools, if used properly. Finally, it is a survey of the results, comparing notes on the evaluations of the group which carried out activities on angles in the classroom and Computer Lab with one that only worked in the classroom. Also, lesson plans are presented, which may enhance the teaching practice in the study of angles.
Keywords: Matemática
Tecnologia educacional
Ângulos
Educação
Software
Mathematics
Educational technology
Angles
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Alegrete
Citation: GOULART, Marisete Regina Sonego. Utilização do software geogebra no estudo de ângulos. 53p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1806
Issue Date: 1-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Utilização do software geogebra no estudo de ângulos.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.